O Grupo Latam Airlines anunciou um avanço significativo em sua estratégia de sustentabilidade com a adoção da tecnologia AeroSHARK, inspirada na pele de tubarão. Desenvolvida pela Lufthansa Technik em parceria com a BASF, a inovação envolve a aplicação de um revestimento com milhões de microescamas que reduz a fricção da fuselagem e, consequentemente, o consumo de combustível e as emissões de CO₂.
A Latam se tornou a primeira companhia aérea nas Américas e a terceira no mundo a adotar a tecnologia. Já em testes desde dezembro de 2023, o AeroSHARK foi instalado em um Boeing 777-300ER em São Paulo. Com os resultados promissores, a Latam agora se prepara para equipar mais quatro aeronaves com o revestimento.
Sebastián Acuto, diretor de Frota e Projetos do Grupo Latam Airlines, destacou a importância do projeto para os objetivos ambientais da empresa. “Nossa estratégia de modernização da frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossos objetivos ambientais”, afirmou.
Entenda como funciona o AeroSHARK
O AeroSHARK imita a estrutura da pele de tubarão, reduzindo a resistência do ar ao ser aplicado na fuselagem e nas naceles dos motores das aeronaves. Essa tecnologia biométrica, com microescamas de aproximadamente 50 micrômetros, diminui o atrito com o ar, levando a uma economia de até 1% no consumo de combustível.
Para a frota de Boeing 777-300ER da Latam , espera-se uma economia anual de cerca de 2.000 toneladas de querosene e uma redução de 6.000 toneladas de CO₂, o equivalente a aproximadamente 28 voos de São Paulo a Miami.
Robin Johansson, diretor Sênior de Vendas para América Latina e Caribe na Lufthansa Technik, celebrou a parceria e os resultados alcançados. “A decisão do grupo Latam confirma mais uma vez que o AeroSHARK funciona. Isso nos motiva a continuar utilizando nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir com uma aviação com menores emissões de CO₂”, declarou.
O investimento no AeroSHARK faz parte de uma estratégia mais ampla da Latam para descarbonizar suas operações. Além de adotar tecnologias inovadoras, o grupo também busca aumentar a eficiência operacional, compensar emissões e promover o uso de combustíveis sustentáveis (SAF), reforçando seu compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050.
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