No dia 7 de outubro, a HSMAI Brasil realizou a segunda edição da HSMAI Strategy Conference em Gramado, no Hotel Master Gramado, atraindo 90 profissionais da indústria de hotelaria e turismo. A associação internacional, focada no desenvolvimento de executivos e profissionais do setor, promoveu o evento com o objetivo de discutir estratégias inovadoras e apresentar seu novo board regional para o Sul do país. Com o apoio do Sindtur (Sindicato das Empresas de Turismo) Serra Gaúcha e do Segh (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria), a conferência contou com painéis e palestras que destacaram o poder da venda direta, a combinação entre Revenue Management (RM) e Inteligência Artificial (IA), além de insights sobre neuropersuasão nas vendas.

O primeiro destaque do evento foi a palestra “Neuropersuasão: a Ciência da Conquista e da Fidelização de Clientes”, ministrada por Maurício Refatti, professor de Neuropersuasão e Marketing. Refatti abordou como o cérebro humano influencia as decisões de compra, destacando cinco capacidades distintas que são utilizadas durante o processo de escolha dos consumidores. Ele explicou que o comportamento de compra é muito mais complexo e subjetivo do que geralmente se acredita.

“O conforto cognitivo é um dos principais fatores. Preferimos o que nos é familiar porque gera menos receio e mais conforto. Por exemplo, quando temos menos opções de produtos ou marcas, a nossa tendência é comprar mais, porque evitamos o estresse causado por ter de escolher entre muitas alternativas”, detalhou.

Além disso, Refatti falou sobre a importância das primeiras impressões: “Sabemos que 82% das primeiras impressões que formamos de alguém estão relacionadas à amabilidade – se podemos confiar – e à competência – se podemos contar com a pessoa”. Pequenos gestos, como um leve toque no braço, podem, segundo ele, aumentar em 100% a percepção de competência.

A palestra de Augusto Rocha, VP de Vendas & Marketing da Pmweb, também ganhou destaque. Com o tema “O Poder da Venda Direta na Maximização dos Lucros”, ele enfatizou a importância das vendas diretas para garantir maior controle sobre o relacionamento com o cliente e a rentabilidade do negócio. Rocha incentivou os presentes a adotarem uma postura mais ousada em suas estratégias de vendas e comunicação, sugerindo o alinhamento de todas as ações comerciais para fortalecer os próprios canais de venda dos hotéis.

“É fundamental que as empresas tenham a coragem de posicionar a sua comunicação de forma clara e direcionada, alinhando toda a sua estratégia comercial para impulsionar as vendas nos seus próprios canais. A venda direta não é apenas uma alternativa, mas uma necessidade para garantir maior controle sobre o relacionamento com o cliente e a rentabilidade do negócio”, destacou. Ele também mencionou como marcas de luxo, como Armani, Gucci e Louis Vuitton, estão se aproximando da hospitalidade por meio da criação de seus próprios hotéis, e pediu para que o setor hoteleiro valorize mais sua indústria. Rocha ainda destacou a reabertura do aeroporto de Porto Alegre em 21 de outubro, um marco que deverá ajudar a impulsionar o turismo na Serra Gaúcha, especialmente com a chegada das festas de final de ano e o famoso evento Natal Luz, em Gramado.

Outro tema relevante abordado na conferência foi o impacto da Inteligência Artificial (IA) na hotelaria. Francisco Braulio Oliveira, cientista de dados especialista no Centro de Inovação e Conhecimento Cesar, discutiu os “Benefícios da combinação de Revenue Management e Inteligência Artificial”. Durante sua palestra, ele explicou que a integração de IA com RM pode ajudar os hotéis a otimizar suas tarifas e aumentar a receita ao melhorar as previsões de demanda e ajustar preços de maneira dinâmica. “A previsão de demanda e a otimização de tarifas são essenciais para aumentar a receita. Sistemas avançados de gestão de receitas, que utilizam big data e machine learning, conseguem reduzir erros de previsão em até 20%, o que pode resultar em um aumento de 1% na receita total”, explicou Francisco. Ele também destacou a importância de sistemas integrados que permitam análises e ajustes dinâmicos, ressaltando como a IA pode ajudar a preencher lacunas comuns no setor hoteleiro, como a inconsistência de dados e a falta de histórico de tarifas e informações detalhadas sobre o perfil dos hóspedes. “Com a automatização e o uso de IA, é possível transitar de um modelo baseado em regras para um modelo baseado em ciência, tornando a gestão mais ágil e estratégica”, afirmou.

A apresentação do novo board da HSMAI para a região Sul também foi um momento de grande relevância no evento. O grupo agora é composto por Cristiane Mors (diretora de Vendas e Marketing na Laghetto Hotéis), Juan Fabiano Cailon (gestor Comercial no Hotel Bertoluci), Juan Andrade (gerente de Revenue Management e Distribuição no Wyndham Gramado Termas Resort & Spa) e Maitê Michelon (diretora Rede de Hotéis Dall’onder). Eles serão responsáveis por liderar as ações da HSMAI na região, com o objetivo de fortalecer o trade de turismo e hotelaria no Sul. Cristiane Mors, que integra o novo board, comentou sobre o sucesso da conferência: “Com certeza, ficou o gostinho de quero mais e o trade de Gramado e Região agradece a associação pela realização deste importante encontro”. Fabiano Cailon também demonstrou entusiasmo com o evento: “A HSMAI desembarcou no Sul do Brasil pra ficar, é bonito demais ver os eventos lotados, cheios de profissionais renomados e público qualificado”.

Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam, destacou a importância de consolidar a atuação da HSMAI no Sul e os planos futuros da associação para a região.

“É com grande entusiasmo que consolidamos o chapter HSMAI no Sul do Brasil, contando com novos profissionais que vão reforçar a nossa atuação na região. Para 2025, temos planos ambiciosos que incluem a diversificação de eventos e debates em várias cidades do Sul, levando discussões relevantes para o setor hoteleiro e incentivando o mercado a ‘pensar estrategicamente’. Acreditamos que, com estas iniciativas, vamos continuar impulsionando o desenvolvimento e fortalecendo o ecossistema da hotelaria regional, promovendo um impacto ainda mais positivo para todos os profissionais do setor”, celebrou Otto.