A ITA Airways apresentou os resultados financeiros do primeiro semestre de 2024 durante um evento de mídia em seus novos escritórios em Milão, onde estão localizadas as equipes da empresa e da Volare. Lá estiveram presentes o Antonino Turicchi (presidente da ITA Airways), Andrea Benassi (diretora-geral), Claudio Faggiani (diretor financeiro) e Emiliana Limosani (diretora comercial e CEO da Volare). Os principais temas incluídos incluíram as operações da empresa em Milão e o fortalecimento da marca Alitalia.

O Conselho de Administração da ITA Airways reuniu-se para aprovar o balanço financeiro semestral consolidado em 30 de junho de 2024. A empresa reportou receitas de €1,4 bilhões, um crescimento de €300 milhões em comparação ao mesmo período de 2023. O EBITDA foi positivo em €62 milhões, representando uma melhoria de €130 milhões em relação ao ano anterior. As reservas de caixa totalizaram 393 milhões de euros, um aumento de 31 milhões de euros em relação a junho de 2023.

A tendência positiva registrada em 2023 se manteve nos primeiros seis meses de 2024, com um fator de carga médio de 79%, 2 pontos percentuais acima do mesmo período do ano anterior. A ITA Airways transportou mais de 8,3 milhões de passageiros, marcando um crescimento de 26% em relação ao primeiro semestre de 2023, o que gerou um aumento de 33% nas receitas. Durante o período, a companhia também alcançou uma taxa de regularidade de 99,84% e uma pontualidade de 78,1%.

A importância de Milão e do Aeroporto de Linate para a estratégia da ITA Airways foi reforçada com a inauguração dos novos escritórios da empresa na cidade. O espaço, dedicado às equipes da Volare e à força de vendas da companhia, conta com 540 metros quadrados e 58 estações de trabalho na icônica Torre WPP, um dos edifícios mais modernos de Milão. Os novos escritórios são um exemplo do compromisso da empresa com a sustentabilidade, emitindo certificados com o selo Leed Gold e o sistema SIEMENS BMS, além de receberem a certificação APE A1.

Em relação ao Aeroporto de Linate, principal centro de viagens de negócios da companhia, foi anunciado um projeto de renovação e ampliação do lounge, que aumenta a capacidade para até 400 passageiros por dia.

Fortalecimento da marca Alitalia

Até o final de 2024, a identidade visual da ITA Airways será complementada por um elemento histórico em tributo à herança da aviação italiana: “inspirado na Alitalia”. A marca Alitalia, um ativo importante da ITA Airways, será valorizada por meio de um projeto ambicioso. A partir do fim do ano, o logotipo da Alitalia será integrado em pontos estratégicos, celebrando a excelência pioneira da Alitalia no transporte aéreo e sua representatividade do “Made in Italy”. A ITA Airways, que mantém sua identidade desde outubro de 2021, seguirá expandindo sua atuação em mercados-chave, ao mesmo tempo em que valoriza a herança da aviação italiana.

Antonino Turicchi, presidente da ITA Airways, afirmou que “os números do relatório semestral hoje aprovado confirmam o processo de crescimento já em curso desde o ano passado, com resultados melhores que os do primeiro semestre de 2023. Também estamos satisfeitos por termos descobertos nossos novos escritórios em Milão, que destacam a grande importância que a cidade e o Aeroporto de Linate têm para a empresa, onde renovaremos o nosso lounge no próximo ano. Finalmente, apresentamos o projeto de valorização da marca Alitalia, que complementará nossa identidade ‘ITA Airways’, reforçando seus valores de excelência no transporte aéreo, reconhecidos mundialmente.”