O programa Avião Solidário da Latam realizou mais uma importante ação em prol da conservação ambiental no Brasil. Em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), a companhia transportou gratuitamente dois mutuns-de-alagoas (Pauxi mitu), espécie de espécie como Extinta da Natureza (EW) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), de Foz do Iguaçu (PR) para Recife (PE). Esses animais, nascidos no Parque das Aves, foram enviados para o Parque Estadual de Dois Irmãos, onde irão integrar projetos de conservação e educação ambiental.

A transferência seguiu todas as recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio) e da Azab, conforme previsto no Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica. O transporte aéreo oferecido pela Latam foi essencial para evitar o estresse e possíveis riscos durante uma deslocação terrestre de quase 4 mil quilômetros, que poderia levar em torno de 50 horas. Com o voo realizado pelo programa Avião Solidário, o trajeto foi limitado para apenas sete horas, garantindo a segurança dos animais. Os mutuns-de-alagoas chegam ao Parque Estadual de Dois Irmãos em boas condições e atualmente estão em quarentena, conforme as medidas de segurança e saúde recomendadas para sua introdução no novo habitat.

O Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado em Recife, foi escolhido para sua atuação em projetos de Educação para Conservação, com foco em ações que promovam a conscientização sobre a importância da preservação de espécies ameaçadas. Além de colaborar na recuperação do mutum-de-alagoas, a instituição busca sensibilizar o público sobre a necessidade de conservação da fauna nativa e os desafios enfrentados pela biodiversidade.

“Estamos muito felizes em contribuir com a preservação do mutum-de-alagoas, uma espécie emblemática para a biodiversidade brasileira”, afirmou Maurício Salgado (gerente de Sustentabilidade da Latam).

“O Avião Solidário tem sido fundamental em ações de preservação, levando esperança para diversas espécies ameaçadas.” Salgado destacou ainda a relevância da parceria com instituições como a AZAB e o Parque das Aves, que desempenham um papel essencial na conservação de espécies em risco.

O programa Avião Solidário da Latam já acumula um histórico expressivo de contribuições para a causa ambiental e humanitária. Nos últimos 13 anos, a iniciativa possibilitou o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais em todo o Brasil, além de ter movimentado mais de 868 toneladas de cargas essenciais, incluindo vacinas e suprimentos de emergência. Entre as ações mais recentes, o programa foi responsável pelo envio de 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros, assim como o transporte de mais de 200 toneladas de doações – como cestas básicas, água, fraldas e cobertores – para apoio ao apoio em situação de vulnerabilidade.

Além disso, o Avião Solidário também realizou o transporte gratuito de 130 voluntários, entre médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros, que atuaram diretamente em ações emergenciais, como a crise enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul em 2024. O programa é parte integrante do pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade da Latam, que busca colocar à disposição da América do Sul toda a expertise logística e conectividade da companhia para apoiar causas sociais e ambientais.