Em preparação para a chegada de suas aeronaves Airbus A350, a Emirates anunciou um robusto investimento de US$ 48 milhões em novos equipamentos e sistemas de treinamento. O projeto inclui a aquisição de três simuladores de voo completos, um simulador de evacuação de emergência e um inovador dispositivo de treinamento em base fixa, entre outros sistemas de última geração.

Com essa estrutura, a companhia aérea capacita seus pilotos e tripulação de cabine, garantindo que estejam preparados para operar os A350 com excelência. O destaque vai para o sistema de suporte ao piloto (PSS), uma tecnologia inédita desenvolvida internamente pela Emirates, que permite aos pilotos criar planos de voo e simular diferentes cenários em um ambiente imersivo. Esse sistema registra a sessão de treinamento para posterior análise, otimizando o aprendizado. “A inovação está no DNA da Emirates”, afirmou o Comandante Bader Al Marzooqi, vice-presidente sênior de treinamento de voo da Emirates. Ele destacou que o novo centro de treinamento expandirá a capacidade da empresa em até 54%.

Até o momento, mais de 30 pilotos e 820 tripulantes já passaram pelo treinamento específico para o A350, e a meta é que 50 pilotos concluam o programa até novembro, antes do início das operações das aeronaves. Além disso, a Emirates anunciou uma parceria com a IATA e a Airbus para desenvolver um programa avançado de capacitação.

O investimento no treinamento também está alinhado à expansão da frota da Emirates, que contará com 65 A350 e 205 aeronaves 777X nos próximos anos, ampliando a flexibilidade e alcance da malha aérea da companhia. A nova unidade de treinamento, com mais de 5.880 m², será inaugurada ainda este ano e acomodará seis simuladores de voo.

A Emirates continua a se destacar pela inovação e segurança, estabelecendo novos padrões de capacitação no setor de aviação.