Após cinco meses sem voos comerciais devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, reabriu suas portas para o transporte aéreo de passageiros nesta sexta-feira (18). A cerimônia oficial contou com a presença de autoridades, como a ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, e os ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência. A partir de segunda-feira (21), os voos nacionais serão retomados, reconectando o estado gaúcho a outros destinos brasileiros.

A ministra Ana Carla Lopes ressaltou a importância da reabertura para o setor turístico, considerando o impacto das enchentes na infraestrutura local. “A reabertura desse aeroporto é um símbolo de resiliência. Estamos falando de uma região que, historicamente, é uma das principais portas de entrada de visitantes estrangeiros no Brasil”, destacou.

Salgado Filho

Com operações previstas inicialmente entre 8h e 22h, o aeroporto deverá registrar até 128 voos diários, utilizando uma pista temporariamente reduzida a 1.730 metros. (Foto: Divulgação)

Com operações previstas inicialmente entre 8h e 22h, o aeroporto deverá registrar até 128 voos diários, utilizando uma pista temporariamente reduzida a 1.730 metros. No entanto, a Fraport, concessionária que administra o Salgado Filho, confirmou que a retomada completa, incluindo voos internacionais, acontecerá em 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada.

Além da reabertura, o governo federal tem se empenhado na recuperação do turismo no Rio Grande do Sul, com medidas como a campanha “Não Cancele, Reagende!” e a liberação de R$ 200 milhões via Fungetur para apoiar empresários locais do setor. Cerca de 100 financiamentos, no valor de R$ 80 milhões, já foram concedidos, impulsionando a economia local.

Na próxima semana, as companhias Azul, Gol e Latam já têm 71 voos confirmados, com destinos para cidades como Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, e São Paulo.