A Bahia reafirma sua diversidade cultural e potencial turístico com eventos que atraem tanto moradores locais quanto visitantes de outras regiões do Brasil. No último fim de semana, duas grandes manifestações – uma religiosa e outra esportiva – marcaram Salvador: as celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Irmandade dos Homens Pretos, e a 2ª Copa Vela Baía de Todos-os-Santos, que movimentaram o turismo na capital da Bahia.

No domingo (20), no Largo do Pelourinho, uma missa dedicada à Nossa Senhora do Rosário reuniu baianos e turistas em uma cerimônia marcada pelo sincretismo religioso. Durante o evento, o governo do estado oficializou o tombamento da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, um reconhecimento que fortalece o turismo religioso na região.

“Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso do governo com as manifestações religiosas da Bahia, que movimentam atividades turísticas. Temos trabalhado pelo segmento, com promoção em feiras nacionais e internacionais, qualificação de serviços e incremento de roteiros de fé. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos tem agora seu passado registrado e seu futuro garantido”, afirmou Valdenor Cardoso, assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

A festividade, que celebra uma irmandade com quase 400 anos de história, também foi destacada pelo padre Lázaro Muniz: “O tombamento ajuda a preservar as nossas tradições e a identidade católica e afro-brasileira.”

Entre os fiéis presentes, a turista carioca Giane Ferrer compartilhou sua emoção ao participar do evento. “Em 2019, eu vim aqui e me emocionei muito com essa missa, que é especial por respeitar todos os credos. Decidi que, quando fizesse 60 anos, viria com a família comemorar em Salvador. Neste ano, meu aniversário caiu bem no dia da festa. Então, para mim, foi um sinal de Nossa Senhora.”

Náutica: esporte e turismo na Baía de Todos-os-Santos

No sábado (19), outro grande evento movimentou Salvador, desta vez nas águas da praia da Ribeira, com a realização da 2ª Copa Vela Baía de Todos-os-Santos. A competição náutica reuniu mais de três mil espectadores e contou com a participação de velejadores de diversas partes do Brasil. Monotipos, pranchas de windsurf e wing foil coloriram as águas da Península de Itapagipe, tendo como base a Marina da Penha, recentemente requalificada.

Organizada pela Guarderia Beira Mar e Via Náutica Consultoria e Eventos, com o patrocínio da Setur-BA, a Copa Vela é parte de um esforço estadual para fomentar o turismo náutico e incentivar a economia local.

“Fizemos um trajeto que passou por cenários maravilhosos, como a Igreja do Bonfim, a Ponta de Humaitá e a Marina da Penha, esse importante equipamento náutico requalificado pela Setur-BA. A Copa Vela visa fomentar o esporte e o turismo, mobilizando diversos prestadores de serviço”, explicou Marcelo Fróes, coordenador do evento.