O projeto “Experiência Rio de Janeiro”, promovido pelo governo do estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, deu mais um passo significativo para atrair turistas nacionais. Recentemente, a iniciativa passou por três cidades estratégicas do estado de São Paulo — Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo — entre os dias 14 e 17 de outubro. O objetivo foi divulgar as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro, capacitando aproximadamente 400 agentes e operadores de viagens dessas localidades.

Segundo Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do RJ, o projeto tem como foco aumentar a oferta de pacotes e roteiros do estado nos principais mercados emissores de turistas do Brasil. A iniciativa visa consolidar o Rio como um destino diversificado e atrativo, além de fortalecer o fluxo de turistas nacionais.

Durante os eventos, os participantes assistiram a vídeos, talkshows e apresentações culturais que destacaram o melhor do Rio de Janeiro. Além disso, foram realizadas rodadas de negócios com expositores de atrativos fluminenses, proporcionando novas oportunidades de venda para o mercado paulista.

Agentes de viagens, como Roberta Pintorelli Martins de Ribeirão Preto, elogiaram a iniciativa, destacando a descoberta de novos destinos e atrações que podem ser oferecidos aos seus clientes. Da mesma forma, Rafaelo Medeiros, de São Paulo, ressaltou a importância do evento na abertura de novos horizontes para o turismo fluminense, destacando o novo equipamento turístico Roxy Dinner Show.

Expansão do Projeto

O “Experiência Rio de Janeiro” já passou por outras cinco cidades, incluindo Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Goiânia e Brasília, e ainda vai visitar Curitiba e o próprio Rio de Janeiro até o final do ano. A meta do projeto é capacitar cerca de mil agentes e operadores de viagens em todo o país, destacando as múltiplas facetas do estado, indo além das tradicionais praias e do turismo de sol e mar.