O Turismo emergiu como o principal destaque no segmento de vendas online em setembro. Segundo o Relatório Setores do E-commerce do Brasil, o setor de Viagens e Hospedagem foi o que mais cresceu entre os 18 segmentos analisados, com um aumento de 6,4%. Esse crescimento foi impulsionado pela demanda crescente por serviços de hospedagem e transporte aéreo.

A busca por imóveis de temporada liderou as preferências no mês, com plataformas como o AirBnB registrando um aumento de 21,3%, alcançando a terceira posição no ranking das dez principais plataformas. O setor aéreo também apresentou um desempenho significativo, com as companhias Latam e Gol contabilizando 22,4 milhões e 8,9 milhões de acessos em suas plataformas digitais, respectivamente, o que indica um potencial para transações.

Em um panorama mais amplo, os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que, até setembro de 2024, o mercado doméstico de aviação superou a marca de 68,7 milhões de passageiros.

Além disso, outras plataformas relacionadas ao Turismo também registraram crescimento. O TripAdvisor teve um aumento de 5,4%, enquanto a Decolar cresceu 20,4% e a Localiza viu um crescimento de 7,5%.

O faturamento do setor de Turismo também apresenta resultados positivos. Um relatório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indica que até julho, o Turismo já havia alcançado R$ 17,5 bilhões em faturamento. Dentro desse contexto, o transporte aéreo de passageiros gerou uma receita de R$ 4,62 bilhões, refletindo um crescimento de 6,4% em comparação ao mesmo período de 2023.

Para mais informações, acesse a matéria no portal do Ministério do Turismo Aqui.