O turismo doméstico brasileiro continua em alta: em setembro, cerca de 10 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do país, e aproximadamente 80% deles viajaram para destinos nacionais. O número, equivalente a 7,9 milhões de turistas, representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Vale destacar que este é o maior volume registrado no mês desde o início da série histórica da Anac, no ano 2000.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, o avanço reflete o impacto das políticas de incentivo ao turismo doméstico. “É mais um resultado que reflete a potência da atividade turística nacional, sinalizando a manutenção de uma fase de expansão e de oportunidades que contribui para alcançarmos a meta de 150 milhões no número de viagens nacionais nos próximos três anos”, afirmou Sabino.

Todas as regiões brasileiras registraram aumento no número de passageiros, exceto a Região Sul, afetada pelo fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. No Sudeste, o Rio de Janeiro registrou um salto significativo no fluxo de passageiros no Galeão, com um aumento de 185% em comparação ao ano passado, totalizando 870 mil viajantes em setembro. Em São Paulo, Guarulhos e Congonhas continuam liderando o tráfego, com 2,2 milhões e 1,9 milhão de passageiros, respectivamente.

No Nordeste, o Aeroporto Internacional de Recife liderou o fluxo de turistas, com 792 mil passageiros, seguido por Salvador, com 563 mil, e Fortaleza, com 424 mil. Já na Região Norte, o complexo de Belém registrou o maior volume, com 318 mil turistas e um crescimento de 16,45% em relação ao ano anterior. Manaus e Palmas também demonstraram aumento de passageiros, com números de 231 mil e 67 mil, respectivamente.

Retomada do Aeroporto Salgado Filho após enchentes

Após cinco meses de suspensão devido às enchentes, o Aeroporto Internacional Salgado Filho voltou a operar em Porto Alegre, trazendo uma alternativa essencial para a conectividade aérea no Rio Grande do Sul. Durante o período de interdição, o governo federal autorizou voos comerciais na Base Aérea de Canoas, que recebeu mais de 118 mil passageiros.

A reabertura do Salgado Filho marca a primeira fase da retomada, com capacidade para até 128 voos diários entre 8h e 22h. A Fraport, concessionária que administra o terminal, projeta o retorno completo das operações para o dia 16 de dezembro, quando serão reativadas as rotas internacionais e a operação integral da pista. Para apoio à recuperação da infraestrutura, foram destinados R$ 426 milhões à reconstrução do aeroporto.