A temporada de cruzeiros 2024/2025 inicia oficialmente no próximo dia 4 de novembro, com a chegada do primeiro navio em Salvador. Com 170 dias de duração, serão quase 862 mil leitos ofertados por embarcações muito desejadas pelos brasileiros, como Costa Diadema, Costa Favolosa, Costa Pacifica, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Orchestra, MSC Poesia, MSC Seaview e MSC Splendida.

Até 24 de abril, os nove navios confirmados farão mais de 200 roteiros, que percorrerão 18 destinos, entre eles, seis portos de embarque e desembarque, como :Itajaí (SC), Maceió (AL), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), além de fazerem escalas nas de Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este.

A operação deste ano também consolida o Brasil como rota para mais de 30 navios internacionais de longo curso, com paradas em mais de 40 cidades brasileiras, abrangendo estados como Amazonas, Bahia, São Paulo e Ceará.

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, aponta que o setor busca continuar impactando positivamente toda a cadeia do Turismo. “A indústria de cruzeiros está trabalhando para manter sua curva de crescimento no país e na América do Sul e continuar impactando positivamente toda a cadeia do Turismo a cada temporada, que abrange desde o comércio local até serviços de transporte, hotelaria e passeios turísticos nas cidades de embarque, desembarque e escala. Mas sabe-se que, para isso, o Brasil precisa se tornar mais competitivo frente a outros destinos pelo mundo”, disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

As projeções são otimistas: estudo da Clia Global revela que o setor de cruzeiros alcançou 31,7 milhões de passageiros em 2023, superando níveis pré-pandêmicos, e deve chegar a 34 milhões em 2024.

“O Brasil pode ser a escolha de muitas companhias e a opção de ainda mais brasileiros e estrangeiros”, acrescenta Ferraz, destacando que o crescimento do setor depende de segurança, previsibilidade e sustentabilidade para competir com destinos internacionais.