A Delta Air Lines lançou um mapa de voo acessível, desenvolvido para atender passageiros com deficiência visual. O recurso já está disponível em 171 aeronaves e será ativado em mais de 600 aviões até o final do ano, de acordo com Ekrem Dimbiloglu, diretor de experiência do cliente da companhia aérea. O executivo explicou que o impacto será significativo, pois quase metade dos clientes da Delta utiliza o mapa de voo nas telas individuais em algum momento do trajeto, e 20% dos passageiros interagem apenas com o mapa durante o voo.

“Trata-se de trazer acessibilidade para todos que voam conosco”, afirmou Dimbiloglu durante uma apresentação na conferência da Airline Passenger Experience Association (APEX) e Future Travel Experience (FTE). “Estou animado porque isso é um grande exemplo. Não estamos resolvendo tudo, mas estamos avançando significativamente”, acrescenta o executivo da Delta, que expandiu rotas europeias com foco na Itália para 2025.

Os passageiros podem acessar o modo acessível no mapa de voo com um único toque na tela. A interface oferece informações simplificadas, com menos cidades e recursos geográficos que o mapa padrão, fontes e ícones maiores, além de uma paleta de cores contrastante e simples para melhor visibilidade. Uma função de narração por voz está em desenvolvimento e deve ser lançada no próximo ano.

A Delta aprimorou o mapa acessível em parceria com a desenvolvedora FlightPath3D. Após a apresentação de um protótipo à Delta em maio, a empresa consultou seu Conselho Consultivo de Deficiência, formado por 20 pessoas em Atlanta, que sugeriram ajustes. Segundo Dimbiloglu, o lançamento do produto ocorreu apenas 13 meses após o início da pesquisa, um prazo incomumente rápido para a indústria aérea.

Tanto Dimbiloglu quanto Duncan Jackson, presidente da FlightPath3D, esperam que o produto acessível seja adotado por outras companhias aéreas. “Não se trata apenas de custos e benefícios. Estamos fazendo o que é certo”, explica.

Jackson acrescentou que cerca de 400 milhões de pessoas por ano utilizam o produto padrão da FlightPath3D e espera que o mapa acessível tenha a mesma abrangência. “Precisamos disponibilizá-lo para todos,” afirmou. “Temos que tornar isso uma prioridade moral.”