Na contagem regressiva para o encontro da Cúpula do G20, o Visit Rio reuniu gerentes de hotéis cinco estrelas do Rio de Janeiro (RJ) em um encontro no Fairmont Copacabana, com o objetivo de alinhar estratégias e debater o papel da rede hoteleira no suporte à Cúpula. No evento, foi apresentado o planejamento de eventos para 2025, com previsão de crescimento de 20%. Com a estratégia de dar mais visibilidade à cidade do Rio, associada aos bons ventos trazidos pelo G20, a expectativa é alcançar 528 eventos no ano que vem. A última edição do G20 movimentou R$ 7,5 milhões, impulsionando Foz do Iguaçu (PR).

A reunião teve como objetivo fortalecer o posicionamento do Rio de Janeiro como destino de referência para grandes eventos internacionais e garantir que a rede hoteleira esteja preparada para uma recepção de qualidade e acolhedora voltada a visitantes de todo o mundo. “A mobilização dos hotéis é peça-chave para o sucesso do G20, garantindo uma estrutura de hospitalidade capaz de receber visitantes e delegações com excelência”, afirma Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio. “Esse alinhamento é parte essencial da estratégia para garantir o bom funcionamento da cidade não apenas durante o G20, mas também diante da perspectiva positiva que estamos projetando para a cidade nos próximos anos”.

O encontro teve participação especial de Antônio Mariano, coordenador especial de Relações Internacionais e Cooperação da Prefeitura do Rio, que apresentou um panorama sobre os impactos e oportunidades trazidos pela Cúpula do G20 para o turismo carioca. É esperado uma circulação de 30 a 40 mil pessoas pelo Píer Mauá, que receberá diversos encontros relacionados à Cúpula em locais como Porto Maravalley, Armazéns do Píer, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.

“O G20 traz grande visibilidade internacional ao Rio, atraindo líderes globais, equipes de apoio e mídia, o que impulsiona o turismo diretamente. A cidade recebe atenção global que promove sua imagem e fortalece sua reputação como destino turístico, atraindo futuros visitantes e investimentos. Já somos a capital dos grandes eventos no Brasil e isso consolida ainda mais nossa imagem no mundo”, afirmou Mariano.

Uma pesquisa recente do Visit Rio destacou o peso dos eventos paralelos ao G20 no calendário turístico deste ano: dos 41 eventos previstos para novembro, 13 estão relacionados à Cúpula, com um impacto econômico estimado em R$ 32,6 milhões e arrecadação de R$ 1,6 milhão em ISS.

Balanço de 2024

Este ano foi marcado por investimentos na ampliação da equipe e na representação comercial em mercados estratégicos, o que consolidou os braços internacionais do Visit Rio. A equipe B2C foi reforçada, assim como o time dedicado ao MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), que cresceu 50%, com prospecção e captação de eventos mais robusta, graças a uma parceria com a Fecomércio. Com essa expansão, o número de eventos deste ano já ultrapassou o patamar anterior da pandemia. Além disso, o ano deve fechar com alta de 20% a 25% acima da média projetada.

Outro destaque do encontro foram os resultados da parceria com o Rock in Rio, apresentados pelo head de Marketing B2C do Visit Rio, Ronaldo Porto, e pela diretora de Marketing do Rock in Rio, Anna Deccache. Ronaldo também anunciou que, em breve, o site do Visit Rio contará com uma área dedicada exclusivamente a hotéis. Esse novo espaço vai garantir mais acessibilidade e informações detalhadas sobre opções de hospedagem na cidade, agilizando pesquisas e possibilitando a reserva de acomodações.

Participaram do encontro representantes do Belmond Copacabana Palace , Fairmont Rio, Hilton, Janeiro Hotel, Lifestyle Laghetto Collection, Miramar by Windsor, Santa Teresa Hotel RJ MGallery, JW Marriott e Sheraton Grand Rio Hotel Resort, Grand Mercure e Fasano.