Caso os democratas permaneçam na presidência, o Departamento de Estado dos EUA adicionará um milhão de agendamentos para vistos em 2025, conforme anunciou o secretário de Estado Antony Blinken na terça-feira (29). Blinken afirmou que, nos últimos anos, o Departamento de Estado fez investimentos significativos nos processos de vistos e passaportes, resultando na emissão recorde de 11,5 milhões de vistos no ano fiscal de 2024, incluindo 8,5 milhões de vistos para visitantes – um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Somente em julho deste ano, a emissão de vistos americanos para brasileiros subiu 34,8%. “Vamos continuar com todo esse progresso”, disse Blinken. “Nosso objetivo é adicionar mais um milhão de agendamentos para vistos no ano fiscal de 2025, além do número recorde de agendamentos que tivemos no último ano.”

Blinken também informou que o tempo de espera para entrevistas de visto caiu quase 60% desde a fase aguda da pandemia, “que tornou muito difícil para nossas embaixadas e consulados ao redor do mundo emitirem vistos. Hoje, o tempo de espera médio é inferior a 60 dias para a entrevista de visto de um visitante pela primeira vez.”

A U.S. Travel Association, que há tempos critica o Departamento de Estado pela demora na redução dos tempos de espera para vistos, aplaudiu o anúncio. “Como a U.S. Travel tem afirmado, anunciar uma meta formal de processamento e priorizar a redução dos tempos de espera para vistos permitirá que os EUA sejam muito mais competitivos globalmente nas próximas décadas”, disse Geoff Freeman, CEO da U.S. Travel Association.

“Os EUA serão um destino mais competitivo ao adicionar um milhão de agendamentos de visto que permitirão tempos de espera de 90 dias para a maioria dos visitantes. As ações do governo são do interesse do nosso país e da nossa economia, especialmente enquanto nos preparamos para sediar a Copa do Mundo em 11 cidades dos EUA, que atrairá até seis milhões de visitantes internacionais, além de outros grandes eventos futuros.”

Blinken destacou que o aumento dos agendamentos apoiará o turismo aos EUA antes dos grandes eventos esportivos da próxima década, como a Copa do Mundo da FIFA, as Olimpíadas e Paraolimpíadas e a Copa do Mundo de Rugby.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para aumentar nossa capacidade, garantindo que todos que venham ao país para esses grandes eventos, entre outros motivos, obtenham seus vistos de forma ágil e sem complicações. E acredito que tudo isso se tornará visível nos próximos anos”, afirmou ele.

Neste ano, a U.S. Travel alertou que um acúmulo de vistos poderia impedir a visita de turistas ao país para os grandes eventos esportivos.

Gina Raimondo, secretária do Departamento de Comércio, que também falou no evento, agradeceu aos líderes do setor de turismo e viagens, incluindo os membros do Conselho Consultivo de Viagens e Turismo do Departamento de Comércio, por terem informado o governo sobre suas preocupações.

“Recebemos deles a informação de que os tempos de espera para vistos eram um ponto crítico e um obstáculo ao comércio”, disse Gina. “Por isso nos unimos ao Departamento de Estado para garantir que será mais fácil, rápido e simplificado obter seus vistos para visitar os EUA.”

“Viagens e turismo não são apenas divertidos e significativos”, acrescentou Gina. “Eles representam negócios reais. É atividade econômica de verdade, que sustenta milhões de empregos bem remunerados neste país. Portanto, o que estamos fazendo hoje é facilitar as viagens para cá, o que será um impulso importante para a indústria de viagens e turismo.”

Gina informou que os EUA devem atrair 90 milhões de visitantes anuais até 2026, em comparação com 66 milhões no ano passado e 50 milhões no ano anterior.

Velocidade nas renovações online de passaportes

Blinken também comentou que, desde a implementação do sistema de renovação de passaporte online em setembro, o prazo de processamento caiu de um mês para uma semana.

“Estamos nos modernizando e garantindo que estamos atendendo ao povo americano. Já mais de um milhão de americanos utilizaram a renovação de passaporte online”, disse Blinken, acrescentando que um número recorde de passaportes foi emitido para cidadãos americanos – 24,5 milhões – em 2024. “E, mesmo com esse número recorde de passaportes, os tempos de espera também estão diminuindo, agora variando de quatro a seis semanas.”