A locação de veículos por assinatura tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil, oferecendo uma alternativa à compra e posse do automóvel. A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) estima que o segmento “Carro por Assinatura” represente entre 8% e 10% da frota total do setor, que encerrou 2023 com 1,57 milhão de veículos leves. Desde a pandemia, essa modalidade de aluguel foi a que mais cresceu, consolidando-se como uma opção de mobilidade para pessoas físicas e empresas.

Para o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, essa mudança de comportamento revela uma crescente preferência pela economia que a assinatura proporciona. “Mais pessoas interessadas em corte de despesas com impostos, taxas e seguro, além do fim de encargos com a depreciação do veículo próprio, ao fazerem as contas encontram no aluguel de longa duração a solução mais apropriada para suas reais necessidades de transporte”, diz ele.

Ao optar pelo aluguel de longa duração, os clientes eliminam custos com documentação, manutenção e depreciação, que, em média, alcança 40% após dois anos de uso. Os contratos geralmente variam de 12 a 36 meses, com pacotes de quilometragem e a possibilidade de renovação, permitindo ao cliente escolher outro modelo ao final do período. Assim, o usuário pode vender seu veículo próprio e investir o valor em outros projetos pessoais, ao invés de alocar capital em um bem que não gera receita.

O Brasil ainda apresenta grande potencial para expansão desse mercado, uma vez que a cultura do aluguel de veículos não está tão difundida como em países da Europa e dos Estados Unidos, onde o modelo já é consolidado. “Por ser um país em que a cultura do aluguel de veículos ainda não está 100% disseminada, o potencial do Brasil para esse tipo de negócio é muito grande”, explica Paulo Miguel Júnior.

Para fomentar ainda mais o setor, nos dias 27 e 28 de novembro, a Abla realiza a Expo Abla – 19º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que terá painéis sobre as tendências e desafios do mercado, além de exemplos de locadoras de sucesso em nichos de mercado na Europa e nos EUA.