BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Concurso ‘Brasil Tá Pra Game’ premia jogos que promovem destinos turí­sticos

A indústria brasileira de jogos digitais celebrou, nesta sexta-feira (1º), os vencedores do concurso “Brasil Tá Pra Game” em uma cerimônia na Arena Gamer do Engenhão, no Rio de Janeiro. Promovido pela Embratur em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) e com o apoio da Prefeitura do Rio, o evento premiou três projetos que utilizam games para promover a cultura e os destinos brasileiros, selecionados entre 51 inscritos.

O primeiro lugar foi concedido ao jogo “Língua”, do Estúdio Guilherme Giacomini, de São Paulo, que ganhou o prêmio de R$ 70 mil. Em segundo lugar ficou “Árida”, do Estúdio Aoca Game Lab, da Bahia, seguido por “Aleijadinho Virtual”, do Studio KwO, do Rio de Janeiro, que receberam R$ 40 mil cada. De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o concurso reforça a estratégia da agência de posicionar o Brasil no cenário turístico global por meio de conteúdos digitais e interativos.

“A indústria dos games oferece uma oportunidade única para introduzir tecnologias inovadoras que contribuem diretamente para o turismo e outros setores econômicos. Com o Brasil Tá Pra Game, buscamos proporcionar uma experiência cultural imersiva que conecta turistas e promove a rica diversidade brasileira,” afirmou Freixo.

Os projetos vencedores

“Língua” (Estúdio Guilherme Giacomini, São Paulo) – O jogo é uma homenagem à cultura nordestina, com foco na arquitetura, fauna, flora e folclore do interior baiano. A trilha sonora, influenciada por ritmos como baião e chorinho, completa a experiência imersiva.

“Árida” (Estúdio Aoca Game Lab, Bahia) – Um jogo de aventura para PC e Mobile que narra a trajetória de Cícera, uma jovem que percorre o sertão em busca de uma terra promissora. A história reflete a luta pela sobrevivência no sertão brasileiro do século XIX.

“Aleijadinho Virtual” (Studio KwO, Rio de Janeiro) – Uma experiência em realidade virtual e aumentada que recria a vida e obra do icônico artista brasileiro Aleijadinho, levando os jogadores a explorar digitalmente locais históricos de Minas Gerais.

A comissão julgadora do Brasil Tá Pra Game também conferiu estatuetas a dois jogos de destaque: “Teleforum”, do Estúdio Monumenta Collab (Distrito Federal), que se destacou pela qualidade técnica e narrativa; e “Maranhão Encantado”, do Estúdio Trapcat (Maranhão), premiado pela promoção da cultura regional brasileira.

Expansão da indústria e promoção internacional

A relevância do concurso vai além da promoção do turismo: segundo Rodrigo Terra, presidente da Abragames, a parceria com a Embratur projeta o Brasil como uma potência no setor de entretenimento digital e soft power cultural. “Os jogos têm o poder de comunicar a nossa cultura de maneira acessível e atraente. O Brasil Tá Pra Game representa a união da indústria digital com o turismo, um passo importante para consolidarmos o Brasil como referência no cenário internacional”, afirmou Terra.

Com iniciativas como o Brasil Tá Pra Game, a Embratur e a Abragames reafirmam o compromisso de inovar na promoção do turismo brasileiro, utilizando a crescente indústria de jogos para fortalecer o Brasil como destino turístico e cultural, especialmente entre o público jovem e digital.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Gol lança campanha com IA para...

Nova campanha destaca pioneirismo da Gol e implementa busca inteligente por destinos no site com base em preferências do cliente

Abav-SP | Aviesp estreia projeto Brasil...

Iniciativa Brasil Recebe busca fortalecer o turismo receptivo com apoio da Setur-SP e deve se expandir a outros estados.

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS