BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

Concurso ‘Brasil Tá Pra Game’ premia jogos que promovem destinos turí­sticos

A indústria brasileira de jogos digitais celebrou, nesta sexta-feira (1º), os vencedores do concurso “Brasil Tá Pra Game” em uma cerimônia na Arena Gamer do Engenhão, no Rio de Janeiro. Promovido pela Embratur em parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) e com o apoio da Prefeitura do Rio, o evento premiou três projetos que utilizam games para promover a cultura e os destinos brasileiros, selecionados entre 51 inscritos.

O primeiro lugar foi concedido ao jogo “Língua”, do Estúdio Guilherme Giacomini, de São Paulo, que ganhou o prêmio de R$ 70 mil. Em segundo lugar ficou “Árida”, do Estúdio Aoca Game Lab, da Bahia, seguido por “Aleijadinho Virtual”, do Studio KwO, do Rio de Janeiro, que receberam R$ 40 mil cada. De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o concurso reforça a estratégia da agência de posicionar o Brasil no cenário turístico global por meio de conteúdos digitais e interativos.

“A indústria dos games oferece uma oportunidade única para introduzir tecnologias inovadoras que contribuem diretamente para o turismo e outros setores econômicos. Com o Brasil Tá Pra Game, buscamos proporcionar uma experiência cultural imersiva que conecta turistas e promove a rica diversidade brasileira,” afirmou Freixo.

Os projetos vencedores

“Língua” (Estúdio Guilherme Giacomini, São Paulo) – O jogo é uma homenagem à cultura nordestina, com foco na arquitetura, fauna, flora e folclore do interior baiano. A trilha sonora, influenciada por ritmos como baião e chorinho, completa a experiência imersiva.

“Árida” (Estúdio Aoca Game Lab, Bahia) – Um jogo de aventura para PC e Mobile que narra a trajetória de Cícera, uma jovem que percorre o sertão em busca de uma terra promissora. A história reflete a luta pela sobrevivência no sertão brasileiro do século XIX.

“Aleijadinho Virtual” (Studio KwO, Rio de Janeiro) – Uma experiência em realidade virtual e aumentada que recria a vida e obra do icônico artista brasileiro Aleijadinho, levando os jogadores a explorar digitalmente locais históricos de Minas Gerais.

A comissão julgadora do Brasil Tá Pra Game também conferiu estatuetas a dois jogos de destaque: “Teleforum”, do Estúdio Monumenta Collab (Distrito Federal), que se destacou pela qualidade técnica e narrativa; e “Maranhão Encantado”, do Estúdio Trapcat (Maranhão), premiado pela promoção da cultura regional brasileira.

Expansão da indústria e promoção internacional

A relevância do concurso vai além da promoção do turismo: segundo Rodrigo Terra, presidente da Abragames, a parceria com a Embratur projeta o Brasil como uma potência no setor de entretenimento digital e soft power cultural. “Os jogos têm o poder de comunicar a nossa cultura de maneira acessível e atraente. O Brasil Tá Pra Game representa a união da indústria digital com o turismo, um passo importante para consolidarmos o Brasil como referência no cenário internacional”, afirmou Terra.

Com iniciativas como o Brasil Tá Pra Game, a Embratur e a Abragames reafirmam o compromisso de inovar na promoção do turismo brasileiro, utilizando a crescente indústria de jogos para fortalecer o Brasil como destino turístico e cultural, especialmente entre o público jovem e digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS