A Latam anunciou um investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar no seu centro de manutenção aeronáutica (MRO) em São Carlos, SP, com previsão de início de operações para setembro de 2025. O novo espaço será voltado especialmente para a manutenção de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, um modelo central da frota internacional da companhia, com capacidade para até 300 passageiros e alto índice de eficiência operacional. A construção, que começa em 15 de novembro e levará cerca de 10 meses, faz parte de uma série de melhorias planejadas para o MRO, que já é o maior centro de manutenção da Latam na América do Sul.
A criação do hangar permitirá à Latam internalizar os serviços de manutenção do Boeing 787, hoje realizados fora do país, o que deve reduzir custos e agilizar o retorno das aeronaves para operação. Além disso, o projeto impulsionará o mercado de trabalho local, com a abertura de 300 novos postos em São Carlos, abrangendo posições para auxiliares, almoxarifes, mecânicos aeronáuticos, engenheiros, planejadores e compradores.
“A Latam reafirma seu compromisso com a eficiência operacional e o desenvolvimento regional com o investimento neste novo hangar. O projeto, além de agregar na melhoria dos serviços prestados pela companhia, contribuirá para o crescimento econômico local e fortalecimento da região de São Carlos como um polo aeronáutico”, comenta Alexandre Peronti, diretor de manutenção da Latam Brasil.
Além do foco na manutenção de aeronaves widebody, a nova estrutura permitirá a pintura de aviões de grande porte e a manutenção simultânea de até três aeronaves da família Airbus A320, com tecnologias avançadas como inspeção por drones e o uso de carrinhos autônomos para logística. O MRO de São Carlos, reconhecido por seu pioneirismo em práticas de sustentabilidade e eficiência, já utiliza drones para inspeção de fuselagens, otimizando o processo e reduzindo o uso de materiais impressos.
Esse novo investimento reforça o compromisso da Latam com a expansão de sua operação no Brasil e o fortalecimento de sua frota internacional, especialmente com o Boeing 787. Atualmente, a Latam lidera o mercado brasileiro de aviação em market share doméstico e internacional, mantendo uma trajetória de crescimento na malha aérea.
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