A Embratur será apoiadora de um dos maiores eventos de negócios turísticos das Américas, o Festival do Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul. Para a feira internacional, que começa nesta quinta-feira (7) e segue até domingo (10), a agência irá promover a vinda de ao menos 10 compradores (hosted buyers) do mercado sul-americano e uma famtour (viagem de familiarização com o destino) com operadores da Europa, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Chile.

O patrocínio da Embratur ao evento, que reunirá expositores nacionais e internacionais do setor, faz parte das ações de promoção internacional do estado, numa estratégia de reconstrução das cidades locais após as enchentes de maio. Vale dizer que o Ministério do Turismo também estará presente durante a feira para apresentar as mudanças na Lei Geral do Turismo.

Com o Plano de Promoção dos destinos gaúchos, lançado em setembro durante a Feira Internacional de Buenos Aires, assim como a parceria entre a Agência e o Festuris, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, espera contribuir com o resgate do turismo do Rio Grande do Sul, principalmente no período das festas de fim de ano.

“O Festuris é uma grande feira consolidada no calendário da América Latina, que atrai muitos atores do turismo do Brasil e do mundo. Nós lançamos um Plano de Promoção dos destinos gaúchos durante a FIT, na Argentina, com a intenção de colocar o turismo como alternativa relevante na reconstrução do estado. O Rio Grande do Sul recebe muitos turistas no período de festas de fim de ano e queremos aproveitar esse momento para gerar muitos negócios e oportunidades. Apoiar o Festuris é também apoiar o Rio Grande do Sul”, reforçou.

Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris, afirma que o evento deste ano conta com ações inéditas, pensadas com criatividade para suprir os problemas provocados pelas chuvas, e garante que será histórico, uma vez que se manteve de pé mesmo após a tragédia. “O Festuris lança as tendências do mercado e não seria diferente nesse ano. Mesmo com todo o sofrimento pelo qual o Rio Grande do Sul passou e as dificuldades que nós encontramos para manter o evento, para que não houvesse desistências internacionais, que não houvesse expositores que se recusassem a vir pela dificuldade de mobilidade. Foi uma luta muito grande, mas com essa luta também vem a criatividade”, afirmou.

“Desde o início, sempre trabalhamos muito forte no posicionamento da nossa marca, da nossa empresa e de Gramado, e aqui temos algo em comum com a Embratur. Divulgar o Brasil mundo afora e atrair viajantes de todos os cantos é um dos grandes papéis da Embratur e também é o que fazemos”, completou Marta.