O Sítio do Picapau Amarelo, icônico universo criado por Monteiro Lobato, ganha um novo espaço em Atibaia, com inauguração prevista para março de 2025. Operado pelo Grupo Forma, maior especialista em turismo estudantil na América Latina, o parque temático de 25 mil m² segue uma proposta de “edutenimento”, combinando entretenimento e educação.
Segundo César Leonel, diretor da Forma Conhecer, o objetivo é criar uma extensão lúdica da sala de aula. “Entendemos que entretenimento pode e deve ser usado como recurso para aumentar o interesse das crianças e engajá-las ainda mais no processo de aprendizagem. Buscamos elementos visuais e obras que estão muito presentes nas escolas. Permitir que os estudantes, quando visitarem o sítio, identifiquem personagens, histórias, e possam ativar a memória do que foi apreendido em sala de aula. Em forma de diversão, é claro”, afirma Leonel.
O parque será dividido em estações que representam cenários e personagens do Sítio, estimulando habilidades como interpretação, trabalho em equipe e conhecimento científico. O Teatro Reino das Águas Claras, por exemplo, encenará histórias como Reinações de Narizinho e A Reforma da Natureza, incentivando a imaginação e a formação literária.
Na Gruta da Cuca os visitantes ajudarão Narizinho a quebrar um feitiço da Cuca, exercitando habilidades socioemocionais e cooperação. Enquanto no Laboratório das Invencionices, Visconde de Sabugosa guiará atividades de ciência prática, estimulando o letramento científico e a investigação. Já na atração Travessuras do Saci, os visitantes participam da missão de Tio Barnabé para controlar as brincadeiras do Saci, desenvolvendo comunicação e empatia.
Haverá ainda diversas outras atrações no Sítio do Picapau Amarelo que serão detalhadas em breve, como as Aventuras do Pedrinho, a Torre do Petróleo, o Casarão da Dona Benta, e claro, não poderia faltar o Restaurante da Tia Nastácia.
O parque abrirá de terça a sexta exclusivamente para grupos escolares, consolidando-se como uma ferramenta de apoio pedagógico no ensino brasileiro.
Agenda