A Azul Cargo Express, divisão logística da Azul, anunciou a chegada do seu segundo cargueiro Airbus A321P2F, com operações previstas para iniciar em fevereiro de 2025. A nova aeronave, de matrícula PS-AJB, é a segunda unidade incorporada este ano, ampliando a capacidade logística da empresa e permitindo novas oportunidades de negócios.

A expansão da frota, que inclui dois A321P2F convertidos de aviões de passageiros, permite à Azul Cargo Express transportar até 27 toneladas por voo. As aeronaves recém-adquiridas oferecem 14 posições para pallets, com capacidade volumétrica de 212 m³ – um aumento de 50% em relação aos atuais Boeing 737-400F. Segundo Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express, o investimento está alinhado à estratégia da empresa em oferecer maior espaço, agilidade e confiabilidade na operação logística. “Estamos em um momento positivo e prontos para atender novos Clientes e setores”, afirma Reis.

Com os Airbus A321, a Azul Cargo Express espera otimizar não apenas a capacidade de carga, mas também reduzir significativamente os impactos ambientais: a economia de combustível por tonelada transportada atinge 27% e a redução nas emissões de CO₂ pode chegar a 9.000 toneladas anuais por aeronave. Além disso, a operação se beneficia de sinergias com a frota principal da Azul, que conta com uma estrutura compartilhada de manutenção e suporte.

Além da expansão na carga, a Azul recentemente concluiu um acordo financeiro com arrendadores e credores, garantindo um reforço de até U$ 500 milhões em caixa. A companhia espera aumentar em 15% a oferta de assentos para a alta temporada de verão, com a chegada de mais oito aeronaves e um total de 3.048 voos extras entre dezembro e fevereiro, incluindo novos voos internacionais.