Está aberta a 36ª edição do Festuris, feira de Turismo realizada em Gramado (RS), entre os dias 7 e 10 de novembro. Carregada de emoção após os recentes desastres climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul, a cerimônia de abertura da feira tornou-se uma demonstração da resiliência do estado gaúcho. Com palavras de força e otimismo, autoridades e lideranças do trade turístico presentes destacaram o compromisso do setor com a reconstrução econômica e social das áreas impactadas pelas enchentes.
Com o tema “Festuris: Conexão Futuro”, a 36ª edição está em andamento no centro de feiras e eventos Serra Park e está 9% maior do que a edição de 2023, segundo Marta Rossi, fundadora do Festuris. Este ano, a feira de Turismo de Gramado conta com a participação de 15 mil participantes, alén de 54 destinos internacionais, 14 a mais do que o ano anterior, com destaque para a República Dominicana, destino convidado de honra da edição. A edição também recebe 134 buyers de oito países, resultado de ações da Embratur.
“Gratidão é a palavra que define”, começou Marta. “O Rio Grande do Sul está de pé. Sou muito grata por toda a solidariedade e a todos que validaram nosso trabalho, nos ajudando a construir novas oportunidades. Para quem viveu momentos de profunda dor e tristeza apenas seis meses atrás, este é um momento de grande celebração. Não cancelamos a edição deste ano, pois temos o dever e o compromisso de fazer nossa parte na reconstrução do estado”, continua.
A liderança feminina foi outro ponto forte abordado por Marta, que celebrou o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho em 45% neste ano. “Tal aumento é benéfico para todos nós, visto que, segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OMT), o crescimento impulsiona o Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 20%”, ressaltou a idealizadora da feira, mencionando algumas lideranças locais femininas cujo trabalho impacta diretamente no Turismo.
Eduardo Zorzanello, também fundador e organizador do Festuris, reforçou o aspecto afetivo e colaborativo do evento, que, segundo ele, se reflete nas relações construídas ao longo dos anos. “Batemos metas, conquistamos credibilidade, fechamos parcerias e, acima de tudo, fizemos amigos, porque temos raízes e valores fortes”, afirmou.
O diretor e fundador também aproveitou para apresentar inovações desta edição, como o espaço Health & Wellness, focado em bem-estar e saúde, e a grande área do Rio Grande do Sul, que reúne todos os destinos do estado em um ambiente integrativo e temático. “Sempre buscamos inovar, e nesta edição temos sete palcos de conteúdo espalhados pela feira, além do Meeting Festuris, que destaca o turismo esportivo e seu potencial econômico”, comentou.
Apesar da quase simultânea WTM Londres, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, fez questão de participar da cerimônia de abertura do Festuris e demonstrou seu apoio ao estado. “Este é o momento de reafirmar o compromisso com o Rio Grande do Sul e com a forma corajosa que reagiram às adversidades”, disse Freixo, que valorizou a atuação conjunta do setor público e privado neste esforço.
O presidente da agência de promoção turística do Brasil ainda ressaltou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, mencionando que a atividade representa 8% do PIB brasileiro e que o Brasil tem batido recordes de receita e de turistas internacionais. “Precisamos transformar esse momento positivo em tendência, e isso só será possível com políticas públicas robustas, que fortaleçam o setor e evitem retrocessos”, concluiu.
A edição deste ano do Festuris também promoveu o projeto “Natal do Acolhimento”, iniciativa do governo do estado que visa celebrar o espírito de solidariedade e a recuperação do Rio Grande do Sul. Representando o governador Eduardo Leite, Ronaldo Santini, secretário de Desenvolvimento Rural do RS, exaltou o potencial turístico do estado e a resiliência da população local. “Este é um momento para mostrarmos ao mundo tudo aquilo que o Rio Grande do Sul tem de excelência”, disse o ex-secretário de Turismo do estado.
Ao longo da solenidade de abertura do Festuris, diversas autoridades do setor marcaram presença, incluindo Nestor Tissot, prefeito de Gramado, que reforçou a vocação turística do município. “O turismo sempre esteve na dianteira da nossa cidade. Hoje, Gramado não é só uma cidade de pleno emprego, como precisa de cada vez mais mão de obra e está de braços abertos para receber imigrantes. Nossa principal missão é continuar crescendo com um setor que valoriza e engrandece todas as outras atividades locais”, pontuou.
A cerimônia de abertura ainda contou com a entrega do “Troféu Amigos do Festuris” a personalidades e entidades que se destacaram no apoio à feira. Entre os homenageados estão:
- Carlos Prado – Grupo Tour House
- Denise Holleben – Secretária de Turismo de Bento Gonçalves
- Fernanda Stürmer – Turistur Turismo
- Geninho Góes – BNT Mercosul
- Lizandra Pajak – Aviareps
- Luis Carlos Silveira – Kurotel Clínica Spa Médico
- Naldo Góes – Conecta
- Rosani Aguiar – New Age Tour
- Toni Sando – Unedestinos
Confira também as outras autoridades e lideranças que subiram ao palco durante a cerimônia de abertura do 36º Festuris:
- Bárbara Sá, representante do Ministério do Turismo (Mtur)
- Milton Zuanazzi, secretário do Ministério da Reconstrução do RS
- Roberto Henriques, vice-ministro da República Dominicana
- Ana Carolina Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional)
- Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
- Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)
- Marina Figueiredo, presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa)
- Carla Fonseca, vice-presidente da Gol, transportadora oficial da feira
- Lidia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal
- Aldo Siviero, presidente da Federação Nacional Turismo (Fenactur)
- João Augusto Machado, presidente da Abav-RS
Agenda