Durante a COP 29, realizada em Baku, no Azerbaijão, o Ministério do Turismo (MTur) do Brasil promove, no espaço Casa Brasil, um circuito de discussões sobre turismo sustentável e resiliência climática. Localizado na Green Zone, o ambiente institucional do evento, o Casa Brasil oferece uma programação com palestras e painéis que abordam, além da promoção dos destinos brasileiros, temas centrais para o futuro do turismo, como descarbonização e o fortalecimento de comunidades tradicionais.
A programação do Ministério do Turismo alinha-se aos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando uma estratégia que integra sustentabilidade e enfrentamento das mudanças climáticas no setor de turismo. A relevância dos painéis destaca a importância de práticas empresariais sustentáveis e políticas para a descarbonização da economia, além de ações que promovam o empoderamento das comunidades locais através de atividades turísticas.
Em preparação para a COP 30, que terá Belém, no Pará, como anfitriã, o Casa Brasil dedica um painel especial às histórias de transformação vividas por comunidades amazônicas por meio do turismo sustentável. Nesse contexto, será discutido o papel da participação social na proteção da floresta, ilustrando como o turismo pode reforçar a preservação da Amazônia e seus ecossistemas.
A programação inclui, ainda, discussões bilaterais inéditas entre Brasil e Estados Unidos, com foco em inovação e estratégias para neutralizar emissões de gases de efeito estufa, buscando caminhos para mitigar as mudanças climáticas. O painel “Colhendo Esperança para o futuro – turismo rural e mudanças climáticas” também será destaque, trazendo visibilidade ao turismo rural, que cresce com a demanda por experiências genuínas e de baixo impacto ambiental.
O MTur encerra a programação com um debate sobre a infraestrutura e o legado da COP 30, a primeira “COP da Floresta”. O painel explora os desafios e soluções que Belém implementa, com apoio do governo federal, para se preparar para o evento e seu impacto duradouro na região.
Agenda