A Parquetur, concessionária que administra diversos parques naturais no Brasil, foi premiada no Prêmio Governador do Estado para as Artes 2024, uma das mais importantes premiações culturais do Estado de São Paulo. O reconhecimento, entregue em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes na última terça-feira (12 de novembro), é um marco para a Parquetur, que venceu na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural” com o projeto de restauro dos Monumentos da Serra do Mar, realizados no parque Caminhos do Mar, entre São Bernardo do Campo e Cubatão.
Promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, o prêmio tem como objetivo reconhecer as principais iniciativas culturais do ano, abrangendo 13 categorias que incluem áreas como Iniciativas Culturais – Setor Público, Museus e Centros Culturais e Música. Na categoria de valorização do patrimônio, a Parquetur competiu com outros quatro projetos e, além do troféu, recebeu um prêmio financeiro de R$ 35,5 mil.
A Parquetur é responsável pela gestão de importantes unidades de conservação, incluindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Estadual do Ibitipoca e o próprio parque Caminhos do Mar, onde também está localizada a Tirolesa Voo da Serra. Esse projeto premiado de restauro é um esforço conjunto da Parquetur e da Companhia do Restauro para resgatar a integridade e o simbolismo dos monumentos históricos da Serra do Mar, que há tempos precisavam de cuidados.
Pedro Cleto, diretor-executivo da Parquetur, destacou o impacto do projeto para a comunidade e a valorização do patrimônio cultural. “Ao lado de artistas muito talentosos e da Companhia do Restauro, nós trabalhamos para resgatar o significado daqueles monumentos que estavam abandonados e que merecem cuidado e atenção”. Cleto ainda destacou a importância afetiva do parque Caminhos do Mar: “O parque tem uma memória afetiva muito grande com os brasileiros – afinal, quem não conhece ou nunca ouviu falar nas curvas da Estrada Velha de Santos, que já foi até musicada?”
Agenda