A Turkish Airlines, companhia conhecida por operar voos para o maior número de países no mundo, em parceria com o artista Refik Anadol, traz o projeto “Inner Portrait” para a Turquia. A obra, que conecta viagens, transformação pessoal e arte digital, está em exibição no Centro Cultural Atatürk (AKM), em Istambul, até 1º de dezembro de 2024.
O projeto, que teve sua estreia em junho na Art Basel, Suíça, utiliza inteligência artificial para transformar respostas biológicas de viajantes em instalações artísticas imersivas. Entre os destaques, está o brasileiro Tuikuru, um indígena amazônico que faz parte do quarteto de protagonistas escolhidos para representar a diversidade cultural e as descobertas proporcionadas pelas viagens internacionais.
Explorando paisagens internas
“Inner Portrait” narra a experiência de quatro indivíduos que nunca haviam viajado para o exterior. Tuikuru, por exemplo, mergulhou nas dinâmicas ruas de Tóquio, enquanto Esther, uma queniana, explorou Istambul. Sahar, da Austrália, visitou as antigas paisagens da Capadócia e Göbeklitepe, e Sigurbjörn, da Islândia, foi imerso na Jordânia.
Os dados biológicos e neurobiológicos desses viajantes, captados por sensores EEG e dispositivos Empatica Watch, foram processados e reinterpretados artisticamente por Anadol e sua equipe. Ahmet Bolat, presidente do Conselho de Administração da Turkish Airlines, destacou que o projeto evidencia a conexão entre viagem, cultura e transformação pessoal, reforçando o papel da companhia na promoção de inovação e intercâmbio cultural.
Próximos passos
Além da exposição, um documentário dirigido por Jennifer Peedom e filmado por Renan Ozturk será lançado em 2025, explorando os bastidores do projeto. Após sua temporada na Turquia, “Inner Portrait” percorrerá outras cidades ao redor do mundo. O trailer do documentário está disponível no canal oficial da Turkish Airlines.
Agenda