A Bahia está em plena atividade turística com uma agenda diversificada que abrange eventos religiosos e esportivos, apoiados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Em Salvador, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira dos baianos, será celebrada neste domingo (8) na Basílica Santuário da Conceição da Praia, no Comércio. O novenário, que começou no dia 29 de novembro, segue até sábado (7), com missas e atividades pastorais. Além disso, no último domingo (1º), a primeira Feira Social da Padroeira da Bahia ofereceu serviços de saúde, assistência jurídica e inscrições para casamentos.

“Comemoramos 170 anos do dogma da Imaculada Conceição e suas virtudes. A festa vem crescendo, com a ajuda de parceiros, a exemplo da Setur-BA. Como ela será no domingo, esperamos um grande movimento de baianos e turistas”, afirmou Marília Gabriela Dias, integrante da organização.

Outra festividade religiosa importante, também apoiada pela Setur-BA, é a Festa de Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros e dos mercados. A celebração atinge seu ápice nesta quarta-feira (4) com alvorada de fogos, missa campal no Pelourinho e procissão. O evento, que começou no dia 1º, inclui missas diárias na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

No turismo esportivo, Salvador foi palco da 37ª Copa Afia, encerrada no dia 29 de novembro. A competição reuniu 1,4 mil participantes, com jogos em Pituaçu e Boca do Rio, e cerimônia de premiação no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba. Outro destaque foi a 13ª Volta dos 3 Faróis, que atraiu mais de 2 mil ciclistas de 14 estados no último domingo (1º), percorrendo pontos icônicos da cidade.

Já na Costa do Cacau, Canavieiras recebeu a primeira etapa do Campeonato Baiano de Pesca e Torneio Royal Charlotte, que reuniu equipes do Brasil e dos Estados Unidos. A segunda etapa ocorre até 21 de dezembro, integrando o projeto “Avança Turismo Bahia” para qualificação de destinos.