A Turkish Airlines, reconhecida por voar para mais países do que qualquer outra companhia aérea, inaugurou sua nova rota Istambul-Sydney, a mais longa de sua história. O voo inaugural, realizado em 29 de novembro, marca Sydney como o segundo destino da Turkish na Austrália, após o início das operações para Melbourne em março deste ano. Com isso, a rede da companhia alcança um total de 351 destinos em seis continentes.

A nova rota, operada pelo Airbus A350-900, oferece quatro frequências semanais e é realizada com uma escala em Kuala Lumpur, na Malásia. O voo tem duração total de 19 horas e capacidade para 329 passageiros. Além de conectar os australianos à extensa malha aérea da Turkish Airlines, o trajeto busca fomentar o turismo, o comércio e o intercâmbio cultural entre a Turquia e a Austrália.

O CEO da Turkish Airlines, Bilal Ekşi, destacou a relevância do novo trajeto: “a chegada do primeiro voo de Istambul a Sydney reforça nosso compromisso de conectar viajantes globalmente, oferecendo uma ligação perfeita entre Europa e Oceania com o conforto e a hospitalidade da Turkish Airlines”. Ekşi também antecipou que a operação sem escalas para Sydney e Melbourne está prevista para 2026.

A estreia foi celebrada também pelo Ministro de Turismo de Nova Gales do Sul, John Graham, que destacou o impacto positivo para o turismo local. “Essa nova rota só foi possível graças a um incentivo financeiro do Governo. Estamos investindo em nossos aeroportos para atrair mais visitantes, aumentar a capacidade e impulsionar o crescimento econômico”, afirmou.

O CEO do Aeroporto de Sydney, Scott Charlton, ressaltou a importância da nova rota para atender à alta demanda local, especialmente da comunidade turca na região, formada por cerca de 1.500 imigrantes. “Este novo serviço fortalece a já ampla rede internacional de Sydney, oferecendo aos passageiros mais opções e conectividade”, disse Charlton.

A rota estreia com tarifas promocionais, como passagens a partir de AUD 1.489 de Sydney para Istambul e USD 999 no sentido oposto. As ofertas estão disponíveis para emissão até 31 de dezembro de 2024, com viagens válidas até 20 de junho de 2025.

Com impacto estimado de A$ 53 milhões para a economia local e a geração de 290 empregos, a nova operação da Turkish Airlines reforça sua relevância no mercado global, oferecendo conectividade ampliada e excelência em serviços.