BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Sustentabilidade é obrigação no turismo, afirma Bruno Wendling

Teresina (PI) – O Mato Grosso do Sul vem se destacando como modelo de gestão turística responsável e inovadora, conforme destacou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do estado, durante sua palestra no Summit Piauí Turismo. Wendling enfatizou a importância de equilibrar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e sustentabilidade, ressaltando que o estado mantém 81% de suas áreas preservadas, uma vantagem competitiva no mercado internacional.

“A sustentabilidade e a nossa atividade turística precisam caminhar juntas. Não é mais uma escolha ou uma opção, mas uma obrigação, especialmente quando falamos de mercados internacionais”, afirmou.

Nos últimos sete anos, a Fundação de Turismo implementou estratégias que incluem certificações relacionadas às mudanças climáticas, reconhecimento pela ONU e o compromisso com a neutralidade de carbono. “Não se trata apenas de reduzir emissões, mas de criar iniciativas que compensem e até superem o carbono emitido. Fomos o primeiro órgão público no Brasil a assumir esse compromisso em uma escala global”, destacou Wendling.

Além disso, o estado adotou o primeiro plano de ação climática voltado para o turismo, com metas ambiciosas que priorizam a sustentabilidade em atrativos turísticos e empresas. A iniciativa busca atrair turistas de forma responsável, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população local.

A tecnologia também tem sido um pilar da gestão estadual. O Mato Grosso do Sul investiu em soluções tecnológicas que não apenas beneficiam empresários locais sem custos, mas também podem ser comercializadas fora do estado, fortalecendo a economia regional. A plataforma de inteligência Alumia, por exemplo, fornece dados estratégicos para decisões mais assertivas no setor, como o planejamento de campanhas baseadas em informações detalhadas sobre o comportamento dos turistas.

O estado, que não foca no turismo de massa, aposta no ecoturismo e em experiências específicas, como as vivências únicas no Pantanal. “Essa singularidade atrai e fideliza turistas”, disse Wendling, reforçando o compromisso em manter o Mato Grosso do Sul como um destino desejável e sustentável.

Por fim, o diretor-presidente destacou a importância de ações coordenadas com o mercado nacional e internacional, com capacitações e editais que incentivam a governança e a profissionalização do setor. “Queremos que esse modelo de desenvolvimento responsável seja um exemplo para outros estados e até mesmo para o Brasil como um todo”, concluiu.

A abordagem inovadora do Mato Grosso do Sul demonstra como a combinação de preservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social pode transformar o turismo em um motor de mudança positiva.

O Brasilturis viaja a Teresina com proteção da Affinity Seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

MSC dá início à 5ª Convenção...

Coquetel de abertura da 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC reúne 400 agentes a bordo do MSC Seashore

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

JetSmart inaugura voo direto entre Rio...

Nova rota, única entre as duas cidades, terá voos às sextas e domingos e fortalece a presença da companhia no mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS