A 14ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), promovida pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), beneficiou mais de 13,5 mil pessoas em 11 Estados brasileiros na primeira semana de dezembro. Realizada anualmente em celebração ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, a ação convida parques e atrações turísticas a receberem gratuitamente pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais.
“Abrir nossas portas para promover a inclusão é o foco principal do DNPD. Apesar de termos sugerido o período de 2 a 6 de dezembro para a ação, respeitamos a programação de cada parque, garantindo a participação mesmo em datas posteriores”, destaca Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat. A iniciativa conta com o apoio de entidades como a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e a Associação das Empresas de Parques de Santa Catarina (Apasg), ampliando seu alcance e impacto.
Muitos empreendimentos aderiram à ação ao longo de vários dias, aumentando o número de atendidos. O Grupo Oceanic, em Balneário Camboriú (SC), realizou o DNPD entre 4 e 6 de dezembro no Aventura Jurássica e no Oceanic Aquarium. Já os empreendimentos do Grupo Cataratas, como o BioParque do Rio e o AquaRio, promoveram atividades inclusivas e apresentações artísticas entre os dias 1º e 8 de dezembro, com destaque para a “Sessão Azul”, voltada a pessoas com autismo e distúrbios sensoriais.
Em Foz do Iguaçu (PR), a Itaipu Parquetec recebeu alunos da Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD). Em Balneário Camboriú, a FG Big Wheel colaborou com instituições como a Apae e Amor pra Down. Thaise Rudnik Barboza, coordenadora da Associação Voluntária Amados do Pai, celebrou a ação: “A generosidade e o compromisso demonstrados trouxeram um impacto transformador à vida dos nossos pequenos. Parcerias como essas nos inspiram a trabalhar por um futuro mais justo e solidário.”
A 14ª edição do DNPD reafirma o compromisso do setor turístico com a inclusão e a acessibilidade, tornando esses espaços mais acolhedores para todos os públicos.
Agenda