Innovati.On Travel 2024 abre com palestra sobre disrupção no Turismo

Na manhã desta terça-feira (10), o Hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo foi palco da Innovati.On Travel 2024, evento promovido pela OnFly, que reúne líderes e especialistas para discutir tecnologias e inovações no mercado de viagens. Marcelo Linhares, CEO da OnFly, abriu o evento com a apresentação intitulada “Travel Techs – Como vivem? Onde vivem? Do que se alimentam?”, explorando as principais transformações tecnológicas no Turismo dos últimos anos e os desafios enfrentados pelo setor que devem ser superados nos próximos anos.

Linhares destaca que as mudanças tecnológicas já são uma realidade presente. “Os mais jovens hoje não vão saber como é comprar viagens em lojas físicas. Todas as indústrias estão se digitalizando, em absolutamente todos os setores”, afirma, ressaltando a necessidade de adaptação para evitar a obsolescência. Ele exemplificou com o declínio de empresas que resistiram à inovação, como a Nokia, e elucidou isso com uma frase de Satya Nadella, CEO da Microsoft, “Nossa indústria não respeita a tradição, só respeita a inovação”.

O mercado de viagens, que representa 9,2% do PIB global, foi pioneiro na digitalização, com players como Booking e Expedia surgindo na década de 1990. Contudo, Linhares argumenta que o próximo grande movimento disruptivo está no segmento B2B. “A próxima onda de disrupção em viagens é como as empresas compram viagens, pois a maior parte do capital está sendo direcionado para este segmento, fator determinante para a inovação. Startups como Navan, TravelPerk e Engine já receberam US$ 3 bilhões em investimentos nos últimos anos”, exemplifica Linhares, em sua palestra de abertura da Innovati.On Travel 2024.

O executivo também reforça que a inovação quase sempre chega primeiro no B2C e, só depois, chega no B2B, segmentos que diferem muito no modelo de negócio das empresas. “Enquanto o B2C lida com alto marketing e pouca recorrência, o B2B tem menor investimento em marketing, mas maior fidelização”, explica Linhares, que destaca ainda que, no Brasil, cerca de 60% dos passageiros em voos viajam a trabalho, sendo as viagens corporativas o principal motor financeiro do setor.

Apesar disso, a digitalização no segmento B2B ainda enfrenta desafios. “Há muitos processos offline e falta de foco na experiência do viajante”, aponta Linhares, mencionando a “briga eterna” entre agências e plataformas de reserva corporativa (OBTs), além de um mercado com incentivos desalinhados.

Linhares também abordou as mudanças em áreas complementares ao turismo. No setor aéreo, a adoção do NDC tem transformado a distribuição, enquanto na hotelaria, mais redes investem em vendas diretas e programas de fidelidade. “Hotéis estão assumindo cada vez mais o controle de sua distribuição, muitos com centenas de milhões de membros em programas de fidelidade”, exemplificou.

Por fim, o CEO da OnFly reitera sua posição de não confiar em prvisões muito absolutas. Um exemplo disso é a ideia de que a digitalização, como a popularização de videoconferências, eliminaria as viagens corporativas. “O Zoom não matou as viagens corporativas, assim como Bill Gates estava errado ao pensar que 50% desse mercado ia desaparecer. As pessoas voltaram a fazer viagens, pois as videoconferências não substituem a experiência de viajar e se relacionar presencialmente”, conclui Linhares, reforçando que a evolução tecnológica deve ser vista como uma oportunidade de reestruturação, e não como ameaça ao setor.

O Innovati.On Travel 2024 segue com uma série de palestras e painéis sobre os mais diferentes temas no que se refere a inovação e tecnonologia nos diversos segmentos do setor de Turismo.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados