Após um início de ano desafiador no que se refere ao fluxo de turistas argentinos rumo ao Brasil, os últimos meses mostraram que esse movimento já retomou uma curva ascendente. A expectativa é que 2024 termine de forma positiva, especialmente para o Wyndham Golden Foz Suites, em Foz do Iguaçu, e o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, em Gramado, cujos números finais superaram os de 2023. Ambos os hotéis são administrados pela Wyndham Hotels & Resorts com 9,2 mil empreendimentos em mais de 95 países.

O Brasil recebeu, entre janeiro e outubro de 2023, 1,6 milhões de turistas argentinos. Neste ano, de acordo com dados da Embratur, o número acumulado já alcançou 1,58 milhões, representando uma queda inferior a 1%. Contudo, em janeiro de 2024, mês que tradicionalmente registra o maior fluxo de turistas, houve uma queda de quase 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Desde então, o fluxo de turistas argentinos vem se recuperando, e os últimos meses de 2024 já superaram os de 2023.

O Wyndham Gramado, que celebra Natal Luz com neve, oficinas temáticas e experiências, já registra um crescimento superior a 200% na hospedagem de argentinos, comparando o período de janeiro a setembro de 2024 com o ano inteiro de 2023. No Wyndham Golden Foz, o crescimento também é expressivo: de 2022 para 2023, houve uma alta de aproximadamente 95% na chegada de argentinos. Até o momento, o empreendimento já alcançou mais de 80% da ocupação de argentinos registrada no ano passado.

“Estamos cada vez mais nos consolidando como uma opção preferencial para o público argentino quando o destino é o Brasil. Além de um atendimento diferenciado, nossa atuação comercial é muito estratégica, sem falar no nosso programa de fidelidade Wyndham Rewards, um dos mais premiados do mundo, que tem sido fundamental para incentivar esse fluxo de turistas”, explica Hiram Della Croce, diretor de Operações da Wyndham para Brasil, Bolívia e Chile.

Ações Estratégicas

Os resultados positivos esperados estão alicerçados em ações estratégicas das equipes de vendas. Além de um aumento significativo no investimento em mídia para atrair turistas argentinos, houve uma aproximação mais estreita com empresas argentinas, o que gerou um aumento de cerca de 30% no volume de empresas que passaram a gerar demanda para os hotéis da rede.