O setor de eventos é um dos grandes motores da economia, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de destinos, a geração de empregos e o fortalecimento de diversas cadeias produtivas.

No contexto atual, em que o Brasil busca se consolidar como um polo internacional competitivo no mercado de eventos, dados precisos e atualizados são fundamentais para orientar estratégias de captação e planejamento.

Foi com esse propósito que a Unedestinos, com apoio da Embratur, buscou Rodrigo Cordeiro, da NEXTY’, plataforma de eventos associativos, e o grupo Conecta Eventos, para conduzir uma nova edição do “Estudo sobre o Mercado de Eventos Associativos no Brasil”. Esta pesquisa desempenha um papel estratégico ao fornecer uma radiografia do setor, identificando os principais desafios e oportunidades que podem impulsionar a captação de eventos internacionais.

A atualização de informações anteriormente coletadas pelo Grupo Conecta Eventos e pela NEXTY’ e a inclusão de novas perspectivas permitirão compreender as demandas do mercado e as potencialidades dos destinos brasileiros.

Além de mapear o cenário atual, o estudo orientará os profissionais de captação de eventos dos CVBs (Conventions & Visitors Bureaus), os organizadores de eventos, os espaços de eventos, a hotelaria e toda a cadeia produtiva sobre as melhores práticas e políticas a serem adotadas nos próximos anos, em conjunto com instituições como a Embratur.

Trata-se de uma oportunidade única de reforçar a imagem do Brasil como um país preparado para sediar eventos de grande porte, destacando a infraestrutura, a capacidade técnica e o profissionalismo do setor.

Diante de um mercado global competitivo, o estudo não apenas evidencia o compromisso com a profissionalização e qualificação do setor, mas também contribui para que destinos brasileiros possam planejar suas ações de forma mais assertiva. Com isso, o país estará melhor preparado para atrair investimentos, fortalecer a economia e promover o desenvolvimento regional por meio dos eventos.

Ao focar no segmento associativo, o estudo cria uma base sólida para que o Brasil se destaque ainda mais no mercado internacional, consolidando-se como um destino preferencial para congressos, conferências e feiras de relevância global.

Trata-se de um investimento na competitividade do país e na valorização do turismo e dos eventos como vetores de crescimento econômico e social.