A movimentação nos aeroportos brasileiros promete ser intensa durante as festas de fim de ano, com mais de 14,3 milhões de pessoas esperadas entre o Natal e o Réveillon, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. O estudo, baseado em dados das administradoras de terminais aéreos, indica que destinos nacionais continuarão sendo preferência entre os turistas.

O Aeroporto de Guarulhos (SP) deve liderar em volume de passageiros, com 1,3 milhão de viajantes estimados entre 24 de dezembro e 2 de janeiro de 2025, um crescimento de quase 10% em relação ao ano passado. Já no Rio de Janeiro, o Aeroporto do Galeão prevê receber mais de 600 mil passageiros entre 20 de dezembro e 2 de janeiro, registrando aumento de 13%.

Em Campinas (SP), o Aeroporto de Viracopos projeta cerca de 937 mil passageiros até 6 de janeiro, com 6,5 mil pousos e decolagens programados. Outros hubs regionais, como o Aeroporto de Fortaleza (CE), também se destacam: a capital cearense deve movimentar mais de 654 mil pessoas no período, consolidando sua posição como um dos principais destinos do Nordeste.

Alta temporada em números

Nos aeroportos administrados pela Infraero, que inclui 15 terminais com voos comerciais regulares, são esperados 350 mil passageiros e 3,1 mil operações de pousos e decolagens entre 20 de dezembro e 5 de janeiro. A sexta-feira, dia 20 de dezembro, e o dia 3 de janeiro devem registrar os maiores fluxos.

No Aeroporto de Belo Horizonte (MG), o crescimento é ainda mais expressivo: 480 mil passageiros devem passar pelo terminal, um aumento de 22% comparado ao mesmo período de 2023. Os destinos mais procurados incluem praias como Cabo Frio (RJ), Porto Seguro (BA) e Maceió (AL).

Expansão da malha aérea

Para atender à demanda, os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), anunciaram um reforço de 18 mil voos na alta temporada. Serão 29,8 milhões de assentos disponíveis, um incremento de 12% em relação ao ano passado.

A ação é parte do Programa “Conheça o Brasil: Voando”, que busca fortalecer a malha aérea doméstica e incentivar o turismo nacional em alta temporada.