Santos (SP) – Após 21 noites, o Cruzeiro das Raízes Italianas, promovido pela Costa Cruzeiros em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, encerrou sua jornada neste sábado (21), com a chegada do Costa Diadema ao Porto de Santos. A viagem transatlântica celebrou a herança cultural e histórica italiana, conectando destinos na Europa, África e Brasil.

Para marcar o encerramento da celebração italiana, um evento especial foi realizado a bordo, reunindo autoridades como Roberto Lucena, Secretário de Turismo e Viagem de São Paulo, Sebastião Santos, Deputado Estadual, Shelly Satino, secretária de empreendedorismo e economia criativa de Santos, e Domenico Fornara, cônsul Geral da Itália em São Paulo. Representantes de instituições italianas, órgãos portuários e governamentais também participaram das homenagens.

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, destacou a relevância desse marco e união:

“O Cruzeiro das Raízes Italianas celebra uma história que une dois países. Encerramos essa jornada em Santos, um destino simbólico para a imigração italiana, com uma iniciativa que ficará marcada na memória de todos os participantes”, afirmou.

“O Cruzeiro das Raízes Italianas é a última, mas não menos importante, iniciativa de um ano de excepcional relevância para os italianos no Brasil. A chegada do Costa Diadema no litoral paulista encerra de maneira altamente simbólica os 150 anos da imigração italiana no Brasil”, enfatiza Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo.

Além de comemorar a história, o evento marcou o início da temporada 2024/2025 do Costa Diadema na América do Sul. A embarcação realizará roteiros pelo Rio da Prata, com escalas em Montevidéu e Buenos Aires, e minicruzeiros para Ilhabela, partindo de Santos e Itajaí até abril de 2025.