Santos (SP) – Após 21 noites, o Cruzeiro das Raízes Italianas, promovido pela Costa Cruzeiros em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, encerrou sua jornada neste sábado (21), com a chegada do Costa Diadema ao Porto de Santos. A viagem transatlântica celebrou a herança cultural e histórica italiana, conectando destinos na Europa, África e Brasil.
Para marcar o encerramento da celebração italiana, um evento especial foi realizado a bordo, reunindo autoridades como Roberto Lucena, Secretário de Turismo e Viagem de São Paulo, Sebastião Santos, Deputado Estadual, Shelly Satino, secretária de empreendedorismo e economia criativa de Santos, e Domenico Fornara, cônsul Geral da Itália em São Paulo. Representantes de instituições italianas, órgãos portuários e governamentais também participaram das homenagens.
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, destacou a relevância desse marco e união:
“O Cruzeiro das Raízes Italianas celebra uma história que une dois países. Encerramos essa jornada em Santos, um destino simbólico para a imigração italiana, com uma iniciativa que ficará marcada na memória de todos os participantes”, afirmou.
Além de comemorar a história, o evento marcou o início da temporada 2024/2025 do Costa Diadema na América do Sul. A embarcação realizará roteiros pelo Rio da Prata, com escalas em Montevidéu e Buenos Aires, e minicruzeiros para Ilhabela, partindo de Santos e Itajaí até abril de 2025.
Agenda