A Bahia é um destino muito rico em atrações, pontos turísticos, cultura, gastronomia e diversidade. Seus mais de 560 mil quilômetros quadrados – que o torna o quinto estado no Brasil em área geográfica, divididos em 417 municípios – atrai milhares de turistas todos os anos; e não somente no verão. A Bahia é para o ano inteiro. 

Com mais de 14 milhões de habitantes no total, é um estado muito miscigenado. Salvador tem orgulho de ser a cidade que possui mais habitantes negros fora da África. O maior litoral do Brasil também está lá: são mais de 1,1 mil quilômetros de costa litorânea que reserva uma impressionante diversidade de paisagens e experiências para os moradores e para turistas. 

Como estrutura para receber viajantes, o estado oferece opções para todos os tipos de viagens, sejam para casais, solteiros, famílias, a trabalho ou a lazer.  Todos são bem recebidos e vão encontrar a estrutura que necessita. São mais de 3,8 mil meios de hospedagens com 133 mil unidades habitacionais que somam 268 mil leitos. A oferta hoteleira conta com nomes renomados como Fasano, Novotel, Grand Paladium, Accor, Tivoli e entre outras grandes marcas. Só na capital, são 411 meios de hospedagens e 16 mil unidades habitacionais. 

Para chegar de avião e avistar as belezas naturais de cima, o estado possui 18 aeroportos, sendo dois internacionais, cinco nacionais, sete regionais e um privado. Além das companhias nacionais, o destino conta com operações da Air France, Air Europa, Tap, Aerolíneas Argentinas e Sky Airlines. De acordo com o IBGE e a Secretaria de Turismo, nos quatro primeiros meses de 2024, o movimento nos aeroportos baianos aumentou 4,7%, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia). 

“O IBGE tem mostrado que a Bahia é o estado com o maior crescimento exponencial no volume da atividade turística entre as 27 unidades da Federação, além de ter um crescimento cinco vezes maior do que a média nacional. Quando analisamos os dados da movimentação nos aeroportos, é a Bahia que lidera o movimento no Norte e Nordeste do Brasil. A Polícia Federal também confirma que somos o maior portal de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste, com 45% de todos os turistas que chegam à nossa região vinda da Bahia,” explicou Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, em entrevista ao Brasilturis.

Ainda de acordo com dados do IBGE, o estado apresentou a segunda maior receita com Turismo do Brasil, à frente de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e atrás somente de São Paulo. “O maior mercado de turistas estrangeiros é a Argentina. Na Europa, o maior emissor de turistas é Portugal, seguido pela França e pela Itália. Já dentro do Brasil, sem dúvida nenhuma, os principais emissores de turistas para a Bahia são os paulistas. Por conta disso, lançamos em São Paulo o que é considerado o maior verão do Brasil, que é o verão da Bahia, impulsionado pelas nossas festas populares, que vão desde as festas feitas pela população, até as festas do nosso sincretismo religioso, como a Lavagem do Bonfim e a maior festa da religião de matriz africana, que é a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho”, falou Bacelar.

Em meados de novembro, a Secretaria de Turismo da Bahia promoveu um evento em São Paulo para divulgar o verão de 2025, intitulado “Bahia, Sinta Essa Energia!”. Durante o evento, além de apresentar e reforçar a oferta de infraestrutura apresentada no estado, foi a oportunidade para celebrar os crescentes índices referentes ao setor turístico. 

Um dos destaques é o contínuo crescimento registrado nos meses anteriores e o aumento de 19,2% nos visitantes em comparação com o ano passado. Entre janeiro e abril deste ano, o IBGE divulgou que o Turismo na região cresceu 12%, superando, e muito, a taxa nacional de 1,4%. No fluxo internacional, foram 94 mil turistas estrangeiros no acumulado entre janeiro e setembro, um aumento de 58% frente ao mesmo período do ano anterior. Para comparação, o Nordeste teve um crescimento de 37,6% e o Brasil 12%. 

“O crescimento do Turismo na Bahia é impressionante; e não é por acaso. O estado mostra um desempenho excepcional, com números que superam a média nacional. Além disso, com o volume de turistas e a movimentação nos aeroportos, a Bahia é um dos principais destinos do Brasil e, com isso, posso afirmar com tranquilidade que a Bahia é, sem dúvida, líder do Turismo brasileiro, e o potencial do nosso estado não poderia ocupar outra posição”, comemorou o secretário.

O estado é divido em 13 zonas turísticas e cada uma tem sua peculiaridade e beleza, sendo a baía de Todos-os-Santos uma das zonas turísticas mais importantes para a Bahia. 

“Salvador, localizada na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, é banhada pela segunda maior baía do mundo e a maior navegável, com 56 ilhas deslumbrantes. É uma cidade histórica, a primeira capital do Brasil, onde foi a primeira sede do governo português e a mais antiga associação comercial das Américas. Além disso, Salvador é palco do maior carnaval do planeta, reunindo mais de 3 milhões de pessoas por sete dias, com trios elétricos que percorrem ruas e ladeiras icônicas. É a cidade do Farol da Barra, da igreja do Senhor do Bonfim, com sua tradicional lavagem e o sincretismo religioso, e da primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres”, explicou o secretário de Turismo da Bahia.

Atrações turísticas

As praias da Bahia ainda são os principais destinos escolhidos pelos turistas quando vão ao estado, “Com o maior litoral do país, quase 1,8 mil quilômetros de praias e enseadas, a Bahia encanta quem nos visita, oferecendo a sensação de liberdade e um contato único com a natureza, especialmente em lugares como Barra de Murilo, que refletem a essência do nosso estado,” destaca Bacelar. 

Entretanto, diversas outras atividades são oferecidas para os visitantes, como o avistamento de baleias. A temporada de Jubarte em Salvador ocorre de julho a outubro, quando as fêmeas buscam águas quentes para parir, amamentar e acasalar. O Projeto Baleia Jubarte, em parceria com a prefeitura, oferece passeios sustentáveis com operadoras credenciadas, seguindo legislação específica e promovendo educação ambiental. Para quem prefere a terra firme, o Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, é o ponto de observação ideal, e inclui atividades como palestras, oficinas e exposição fotográfica, permitindo que visitantes participem da busca ativa pelas baleias. 

Salvador também é o maior centro de turismo de mergulho urbano. 

Para enaltecer as matrizes africanas, a Secretaria de Turismo da Bahia realiza o Projeto Agô Bahia, iniciativa que tem como objetivo valorizar e fortalecer o turismo étnico-religioso no estado. Inspirado nas tradições culturais e religiosas de matriz africana, o projeto também busca preservar e promover a riqueza do patrimônio cultural baiano, incentivando o turismo sustentável e inclusivo. A palavra “Agô” vem do iorubá e significa “licença” ou “permissão”, um termo que reflete o respeito e a reverência que são parte essencial das práticas culturais afro-brasileiras.

A Bahia também possibilita que seus visitantes conheçam comunidades quilombolas com o Turismo de Base Comunitária (TBC), nicho este que vem ganhando destaque internacional, sendo premiado por sua abordagem sustentável e autêntica. Essa forma de turismo proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto as comunidades quilombolas, que preservam tradições culturais profundas, ligadas tanto à herança africana quanto à cultura indígena. As experiências oferecidas nessas comunidades incluem imersões na história e nas práticas ancestrais, como visitas a aldeias indígenas, que também têm se tornado pontos de atratividade para os turistas. Em algumas dessas aldeias, é possível vivenciar a experiência de dormir no local, convivendo diretamente com as famílias indígenas.

A produção de chocolate no estado também é um dos grandes atrativos para os visitantes. “Nós temos hoje na Bahia a produção de chocolate associada ao Turismo, especialmente na Estrada do Chocolate, que liga Ilhéus à cidade de Uruçuca. Nesse trajeto, o turista pode visitar fazendas centenárias e vivenciar a cultura do cacau, que é totalmente preservacionista, com o plantio feito sob a sombra das árvores da Mata Atlântica. Além de conhecer essa tradição, é possível acompanhar a transformação das amêndoas em chocolates de altíssima qualidade, reconhecidas internacionalmente e premiadas em eventos como o Salão do Chocolate de Paris, na Bélgica, em Londres e nos Estados Unidos. Esse é o verdadeiro chocolate baiano: de sabor forte, intenso e único”, falou Bacelar.

Para complementar os sabores baianos, o enoturismo está em plena expansão, com destaque para a Chapada Diamantina, onde seis vinícolas já se destacam na produção de vinhos e sucos. Lá, é possível visitar as vinícolas, conhecer o processo de produção de uvas e vinhos, e aproveitar a experiência imersiva em um cenário de beleza natural. Além disso, a região do São Francisco também apresenta uma proposta diferenciada de enoturismo, com vinícolas que cultivam uvas em pleno sol, focando na produção de vinhos brancos e espumantes. Esses roteiros enoturísticos, que incluem visitas guiadas, degustações e a imersão na cultura vinícola local, estão situados nas proximidades do Lago de Sobradinho, proporcionando aos visitantes uma combinação única de aprendizado, cultura e paisagens deslumbrantes.

Para os turistas se sentirem mais à vontade ao chegar na Bahia, o governo criou o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), programa que auxilia com informações em aeroportos e pontos turísticos e garante segurança e qualidade das informações. “A Bahia está expandindo seu trabalho de capacitação e qualificação de trabalhadores da atividade turística, incluindo pequenos empreendedores, com o objetivo de receber cada vez melhor os visitantes e proporcionar experiências memoráveis. Além disso, continuaremos o amplo esforço de captação de voos regionais, nacionais e internacionais, para consolidar ainda mais a Bahia como um destino de destaque”, finalizou Bacelar.