O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou 13 mudanças no primeiro escalão do governo para a segunda metade de seu mandato, que se estende até o fim de 2026. Entre as alterações, destaque para a Secretaria de Turismo, que passa a ser comandada pelo deputado federal Eduardo Bismarck. Ele substitui Yrwana Albuquerque, que liderou a pasta desde o início da gestão atual.
Eduardo Bismarck assume com a missão de modernizar a infraestrutura turística do Ceará e ampliar a promoção do Estado como destino estratégico no Brasil e no exterior. Com experiência na área, o deputado federal já atuou na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, onde foi autor da emenda que incluiu as empresas de Turismo no PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Além disso, foi coordenador da bancada do Ceará e vice-presidente da bancada do PDT na Câmara.
Por outro lado, Yrwana Albuquerque encerra um ciclo de dois anos à frente da Secretaria de Turismo. Com uma trajetória de 22 anos no setor, ela também foi secretária de Turismo de Caucaia e braço direito do ex-secretário Arialdo Pinho. Yrwana utilizou suas redes sociais para se despedir do trade e agradecer pela colaboração ao longo de sua gestão.
“Me dediquei com total entrega e paixão a esse setor que tanto transforma vidas e comunidades. Sou grata a cada um que esteve ao meu lado, acreditou, colaborou e compartilhou dessa missão de fazer o Turismo cearense acontecer”, declarou a ex-secretária, reforçando sua confiança no avanço contínuo do setor com o trabalho conjunto entre público e privado.
Yrwana destacou ainda que sua experiência no cargo a fez compreender mais profundamente a importância da articulação entre diferentes setores. “Este ciclo político foi marcante. Ele me proporcionou a oportunidade de entender, ainda mais profundamente, a importância da articulação entre o setor público e privado, da construção de pontes e da criação de um ambiente propício para que o Turismo continue sendo uma força transformadora”.
Agenda