A Azul comemora 16 anos de operações em Campinas (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), marcados pelo compromisso com a conectividade e o desenvolvimento destas regiões. Desde o início de suas atividades, somando as três bases, a companhia já transportou 166,2 milhões de clientes, em 1,7 milhões de voos.

As três bases foram abertas em 15 de dezembro de 2008, dia em que a Azul Linhas Aéreas começou a operar no país. A empresa escolheu Campinas como seu hub principal, de onde hoje opera mais de 160 voos diários diretos para 74 destinos, incluindo internacionais, como Orlando e Fort Lauderdale, na Flórida, Paris e Lisboa. Nesses 16 anos, foram transportados, somente a partir de Campinas, 129,4 milhões de Clientes, em 1,37 milhão de voos.

“Campinas é, sem dúvida, um dos pilares da nossa operação no Brasil. Como principal hub da Azul, Viracopos tem importância estratégica e operacional enormes, conectando não apenas o interior de São Paulo ao Brasil, mas também oferecendo rotas para destinos internacionais. A cidade foi escolhida pela Azul para ser seu ponto central em nossa malha aérea, e, com sua localização privilegiada, facilita a conexão entre os passageiros de várias regiões do Brasil,” afirma Vitor Silva, gerente geral de malha, planejamento estratégico e aliança da Azul.

No mesmo dia, a companhia começou também a voar para Salvador. A Azul tem desempenhado um papel importante no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, tanto para passageiros que partem quanto para os que chegam à cidade. A empresa está investindo no aumento da frequência de voos e da conectividade com outras regiões, operando para destinos domésticos e internacionais, ampliando as opções para os clientes. Desde 2008, a Azul já pousou e decolou no Aeroporto de Salvador 196 mil vezes, levando 18,4 milhões de clientes para vários destinos.

A Azul também começou a voar para Porto Alegre no dia 15 de dezembro de 2008. Até 2024, mais de 18,3 milhões de clientes voaram para ou saíram da capital do Rio Grande do Sul nas aeronaves da Azul. Ao todo, já foram 195,3 mil voos no Aeroporto Salgado Filho. A empresa foi a primeira a pousar no aeródromo, no dia 21 de outubro de 2024, quando houve a reabertura da pista após a interrupção das atividades aéreas em maio, devido às enchentes no estado.

“Porto Alegre é um dos principais hubs da Azul no Sul do Brasil, e nossa operação na cidade tem sido essencial para garantir uma conectividade ainda mais robusta para as cidades do interior do Rio Grande do Sul. A região tem se mostrado um ponto estratégico, especialmente pela crescente demanda tanto de turismo quanto de viagens corporativas”, conclui Silva.