O MSC Grandiosa, maior navio de cruzeiro da temporada, encerrou o calendário de atracações em Salvador em 2024, trazendo quase seis mil passageiros à capital baiana no último domingo (29). O receptivo, organizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), foi marcado por apresentações de percussionistas e bailarinos do bloco afro Muzenza, além da presença de baianas vestidas a caráter, que deram as boas-vindas aos turistas.

A experiência emocionou visitantes como a gaúcha Raquel Bravo. “Eu adoro a Bahia! Esse receptivo é tão lindo que fiquei até arrepiada. A música e as baianas têm uma energia contagiante”, disse. Raquel, que viaja acompanhada do filho e da nora, revelou seus planos: “Estou aqui pela segunda vez e quero visitar o Centro Histórico e a Igreja do Bonfim. Em abril, volto para conhecer Morro de São Paulo.”

O impacto da recepção foi similar para o peruano Alexander Tocas, que vive em Santa Catarina há seis anos. Recebido com fitinhas do Senhor do Bonfim, ele posou para fotos com as baianas. “É a minha primeira vez aqui e vou conhecer pontos turísticos que ficam próximos, como o Elevador Lacerda. Pretendo voltar em outra ocasião para conhecer mais as maravilhas da Bahia”, comentou.

Segundo a Setur-BA, a temporada de cruzeiros marítimos, que começou em novembro e segue até abril de 2025, deve trazer cerca de 300 mil turistas à Bahia, gerando um impacto econômico estimado em 30 milhões de dólares. Os principais portos de atracação são Salvador e Ilhéus, com operações também previstas para Porto Seguro, Itacaré e Cairu.

Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, o setor de cruzeiro é estratégico para o turismo local. “Com pouco tempo para permanecer nos destinos, eles sentem vontade de voltar para conhecer melhor os nossos atrativos”, afirmou. Bacelar também destacou o papel de Salvador como porto de embarque, que aumenta o movimento nos setores de hospedagem, alimentação e comércio.

A temporada de 2025 começa já na quinta-feira (2 de janeiro), com a chegada do MSC Orchestra, que pode receber até 2.550 passageiros.