No último sábado (4), o Costa Smeralda, flagship da frota Costa e navio irmão do Costa Toscana, concluiu com sucesso seu primeiro reabastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) no porto de Dubai, nos Emirados Árabes. Esta é a primeira vez que uma operação de reabastecimento de GNL em um navio de cruzeiro é realizada no porto de Dubai e foi possível graças à empresa Monjasa, fornecedora logística, e a cooperação da Autoridade Portuária de Dubai. Vale dizer que a empresa lançou recentemente a temporada 2025/2026 na América do Sul.

O navio tanque ‘Green Zeebrugge’ encheu os três tanques do Costa Smeralda com um total de cerca de 3 mil metros cúbicos de GNL. Os três tanques estão instalados e protegidos em espaços específicos e construídos com aço “criogênico”, material que mantém a temperatura constante de -155 graus que resfria o GNL em seu estado líquido para uso como combustível dos motores do navio. Com um tanque completo de GNL, o Costa Smeralda pode navegar por pelo menos 2 semanas e meia.

O uso de GNL no setor de cruzeiros é atualmente o melhor combustível prontamente disponível para fornecer reduções imediatas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na ausência de combustíveis de emissão zero para a indústria marítima. O GNL é considerado um dos combustíveis fósseis mais limpos porque – além de reduzir as emissões diretas de carbono em até 20% – praticamente elimina as emissões de óxido de nitrogênio, óxido de enxofre e material particulado. O GNL oferece um passo viável no caminho para emissões zero nas operações de navios até 2050. Ele oferece um roadmap para futuros combustíveis e tecnologias de propulsão, como o bio-GNL (biometano) e outros combustíveis renováveis quando estiverem disponíveis.

Além disso, o Costa Smeralda apresenta uma série de inovações adicionais em sustentabilidade: todo o fornecimento diário de água potável para o navio é atendido pela transformação da água do mar usando dessalinizadores; o consumo de energia é minimizado, graças a um sistema inteligente de eficiência energética baseado na otimização e conversão de recursos e que proporcionam uma economia média de 5-6% de combustível por navio. A bordo é realizada 100% da coleta seletiva de resíduos e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, que fazem parte de uma abordagem integrada destinada a projetos de economia circular.

“A Costa, como parte da Carnival Corporation, está comprometida em liderar o caminho para cruzeiros sustentáveis. Depois de ser a primeira a introduzir o GNL em cruzeiros, juntamente com nossa marca irmã AIDA Cruises, agora somos também a primeira companhia de cruzeiros a utilizar esta tecnologia em Dubai”, afirmou Giuseppe Carino, vice-presidente sênior de Operações e Experiências Marítima e Terrestre da Costa Cruzeiros. “Nessa direção também estamos desenvolvendo a tecnologia de energia em terra em nossa frota e trabalhando em biocombustíveis, novas tecnologias e combustíveis alternativos.”

O Costa Smeralda chegou a Dubai no dia 21 de dezembro, após navegar pela África a partir do Mediterrâneo. Até o final de fevereiro de 2025, o navio estará em sua temporada nos Emirados Árabes Unidos, oferecendo cruzeiros de uma semana a partir de Dubai em um itinerário explorando também Mascate (Omã), Doha (Catar) e Abu Dhabi.

No dia 1º de março de 2025, o Costa Smeralda parte de Dubai e retorna ao Mediterrâneo em um cruzeiro de 37 dias com escalas previstas em Omã, Ilhas Maurício, África do Sul, Namíbia, Ilhas Canárias, Marrocos, Espanha e França (Ilha de Córsega), e chegada em Gênova no dia 7 de abril de 2025.