A Latam suspendeu a venda das passagens de 10 voos operados em parceria com a VoePass, a antiga Passaredo. A suspensão é para viagens a partir de agosto. Entre as cidades afetadas estão Presidente Prudente (SP), Ipatinga (MG), Santa Maria (RS), Juiz de Fora (MG) e até a ilha de Fernando de Noronha (PE). Confira a resposta da Latam no final da matéria.

Até o mês de julho a rota Recife (PE)/Fernando de Noronha será operada pelas aeronaves da VoePass. No site da Latam não há passagens disponíveis da capital pernambucana para Noronha a partir de agosto deste ano. Já no site da VoePass já aparecem os destinos Recice/Fernando de Noronha.

Frota reduzida

Uma fonte da VoePass, que pediu para não ser identificada, informou que a suspensão é em função da redução da frota da companhia. Recentemenete, a empresa foi obrigada a devolver duas aeronaves por atraso no pagamento o leasing ao proprietário. A situação piorou após um ATR-72 da VoePass cair em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto do ano passado, matando quatro tripulantes e 58 passageiros.

No setembro de 2024, todos os voos da VoePass estavam sendo vendidos pela Latam, inclusive o de Ribeirão Preto (SP) para o Santos Dumont, no  Rio de Janeiro (RJ). No site da VoePass as passagens entre as duas cidades já estão sendo vendidas e na Latam não há bilhetes disponíveis para compra até o momento da publicação desta matéria.

Confira a lista de cidades com a suspensão da venda das passagens:

  • Rio de Janeiro (Galeão)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Presidente Prudente (SP)
  • Fernando de Noronha (PE).
  • Ipatinga (MG)
  • Florianópolis (SC)
  • Santa Maria (RS)
  • Recife (PE)
  • Joinville (SC)
  • Ribeirão Preto (SP)

Voos de Ribeirão Preto para São Paulo

A Latam vai operar voos próprios com o AIrbus A320 que transportam até 174 passageiros de Ribeirão Preto para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SO) a partir de agosto. Atualmente essa rota é operada pelaa VoePass em aeronaves ATR-72 que transportam até 70 passageiros.

Vale dizer que a VoePass é a companhia aérea mais antiga em operação no Brasil. A empresa foi criada em 1995 e já operou voos em 38 destinos em todas as regiões do Brasil. Até agosto de 2024, a VoePass tinha uma frota de 14 aeronaves modelos ATR 42 e ATR 72. Segundo dados da ANAC, a VoePass é a quarta maior companhia aérea do Brasil. Com sede em Ribeirão Preto, a empresa com o nome de Passaredo Linhas Aéreas.

Atualização: Resposta da Latam

Na noite da última segunda-feira (20), a Latam respondeu à publicação desta matéria com o posicionamento oficial acerca da exclusão de voos da VoePass em sua plataforma. Confira a declaração a seguir:

“A Latam informa que, por um ajuste em seus sistemas, alguns voos ficaram indisponíveis para compra em latam.com na última semana. Esses voos já se encontram novamente à venda.

A Latam reforça ainda que qualquer ajuste na malha da Voepass é de responsabilidade da própria companhia. A Latam apenas comercializa passagens da Voepass por meio de acordo de codeshare.

Em um codeshare, uma empresa vende passagens aéreas de determinados voos operados por outra companhia. Atualmente, a Latam mantém acordos de codeshare com 18 companhias aéreas em todo o mundo: Aeroméxico, Cathay Pacific, Delta Air Lines, Finnair, Japan Airlines, Turkish Airlines, Virgin Atlantic, Westjet, VoePass, AccesRail, British Airways, Iberia, Lufthansa, Austrian Airlines, Swiss Air Lines, Qatar Airways, South African Airways e Vueling.

Latam”