Sol, mar e areia continuam no topo da lista de desejos dos brasileiros quando o assunto é viagem. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, 35% dos turistas brasileiros escolhem destinos de praia como os preferidos para o lazer. Na sequência, experiências ligadas ao ecoturismo e à natureza aparecem com 16% das preferências, seguidas por atrações culturais ou históricas e atividades de saúde e bem-estar, ambas com 7%.

Viagem de lazer em alta na praia

O estudo também revelou que 61% dos brasileiros fazem pelo menos uma viagem de lazer por ano. Entre os fatores mais importantes na escolha do destino, destacam-se as belezas naturais (23%), preços acessíveis (16%) e a oportunidade de reencontrar parentes e amigos (12%). As redes sociais se consolidaram como a principal fonte de informação na hora de decidir o roteiro, representando 47% das influências, seguidas por opiniões de amigos e familiares (37%) e sites e blogs especializados (22%).

Ana Clévia Guerreiro, analista de Turismo do Sebrae, destacou o potencial do Brasil como destino turístico. “Além de ter mais de 7,3 mil quilômetros de praias, o nosso país é o único que possui seis biomas diferentes e que proporciona a brasileiros e estrangeiros experiências memoráveis. Esses dados demonstram a força do nosso turismo que gera oportunidades, empregos e inclusão. Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios.”

Incentivo ao mercado turístico

O Sebrae, em parceria com outros agentes do setor, tem impulsionado o turismo brasileiro. Através do Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART), mais de 18,2 mil pequenos negócios foram impactados em 700 municípios, com a promoção de 283 roteiros turísticos e a oferta de 426 produtos ao longo de 176 regiões do país.

No cenário internacional, a instituição, em conjunto com a Embratur, promove o projeto Vitrine Visit Brasil, que visa divulgar 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos. O programa busca atrair turistas estrangeiros enquanto capacita pequenos negócios brasileiros para competir no mercado global, participando de eventos internacionais e promovendo experiências como famtours e press trips.

Com iniciativas como essas, o turismo no Brasil se consolida como um dos setores mais relevantes para a economia nacional, promovendo inclusão, geração de empregos e visibilidade internacional.