O Procon-SP requisitou informações à Azul Linhas Aéreas e à Abra Group, controladora da Gol, sobre o potencial processo de fusão entre as empresas, anunciado recentemente. A medida procura assegurar que os consumidores sejam devidamente informados durante as etapas desse processo, que, embora preliminar, tem previsão de conclusão apenas em 2026.
A fundação justificou o pedido destacando a necessidade de transparência para os clientes, especialmente aqueles que compram passagens com grande antecedência para obter melhores preços. A unificação, alteração ou extinção de rotas operadas pelas companhias é uma das preocupações levantadas, já que mudanças podem gerar incertezas.
“Grandes negócios como a fusão de companhias aéreas sempre geram impactos nos consumidores, a começar pela estrutura em aeroportos, sistemas de gestão de venda de bilhetes, atendimento, opções de voos, dentre outras questões”, afirmou o Procon-SP em comunicado.
Além da solicitação de informações, o Procon-SP anunciou que pretende convidar representantes da Azul e da Abra para detalharem seus planos de comunicação e atendimento ao cliente durante o período de análise da fusão.
O objetivo é garantir que os consumidores não sejam prejudicados durante o processo e que tenham acesso a informações claras sobre possíveis mudanças na malha aérea, no atendimento e nas políticas das empresas envolvidas.
Agenda