A 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur) foi marcada pela presença de destaque do Brasil, país homenageado no evento que acontece em Madri, na Espanha, até domingo (26). Durante a cerimônia de abertura, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o momento de transformação vivido pelo país. “Hoje, sob a gestão do presidente Lula, nosso país está se transformando e de portas abertas para todo o mundo”, declarou o ministro.
Com a presença de personalidades como o Rei da Espanha, Dom Felipe, e a Rainha Dona Letizia, além de autoridades locais e internacionais, o evento posicionou o Brasil como protagonista no cenário turístico global. O estande brasileiro, com 308 m², reúne 37 coexpositores de diversas regiões do país, oferecendo experiências focadas em sustentabilidade, cultura e negócios.
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, destacou a relevância do Brasil em debates globais. “É um grande orgulho e felicidade ter o Brasil como anfitrião da Fitur. Como vocês sabem, o ministro Celso Sabino é o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo e, desta forma, estaremos trabalhando cada vez mais juntos, principalmente neste ano que o Brasil sediará a COP 30 e a reunião do BRICS”, afirmou.
A estratégia brasileira na feira vai além da promoção de destinos. A parceria com a OMT e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) resultou no lançamento do guia “UNWTO Tourism Doing Business”, que apresenta oportunidades de investimento estrangeiro no turismo nacional. “A publicação apresenta informações e orientações valiosas sobre os benefícios, as condições e as oportunidades para o investimento estrangeiro no território nacional”, destacou Sabino.
Outro ponto alto da participação brasileira é o compromisso com a sustentabilidade. A COP 30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro, é apresentada como exemplo da atuação do Brasil no turismo responsável e ambientalmente consciente.
O ministro de Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, também enalteceu a importância do país no evento: “É um orgulho contar com o Brasil como país homenageado da Fitur aqui na Espanha. Temos muitas coisas para poder colaborar e cooperar com esse país amigo”.
A participação na Fitur reforça o papel do Brasil como destino de referência no turismo internacional e demonstra o alinhamento entre governo, setor privado e organismos globais para atrair negócios e promover sua diversidade cultural e natural.
Agenda