BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Noroví­rus: surto atinge MSC Grandiosa e 127 passageiros são contaminados

O navio MSC Grandiosa, que zarpou do Porto de Santos no dia 11 de janeiro e retornou no dia 18, registrou um surto de norovírus durante sua viagem. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 127 passageiros, entre os 6.293 a bordo, apresentaram sintomas de Doença Diarreica Aguda (DDA) e foram diagnosticados com o vírus. Os infectados foram isolados conforme protocolos sanitários.

A Anvisa confirmou que o surto foi identificado na sexta-feira (17) e destacou que medidas de controle, como higienização frequente das mãos e superfícies, foram implementadas para conter a propagação do vírus. Apesar disso, não houve informações detalhadas sobre a permanência dos passageiros infectados a bordo ou se eles desembarcaram na data prevista.

O norovírus, agente causador do surto, é o mesmo que desencadeou um aumento de casos de virose na Baixada Santista no final do ano. Para investigar o caso, agentes da Secretaria de Saúde de Santos realizaram uma análise a bordo no sábado (18), coletando amostras de água, alimentos e de cinco tripulantes com suspeita de contaminação. O material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Em nota, a MSC Cruzeiros informou que “adotou as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo” e intensificou os procedimentos de limpeza e sanitização do navio. A companhia também orientou os passageiros a lavarem as mãos com frequência e procurarem o centro médico em caso de sintomas gastrointestinais.

Confira a nota da MSC Cruzeiros na íntegra: “Após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, adotamos todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo. Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais”.

A Anvisa reiterou que as atividades de vigilância epidemiológica seguem o Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros e visam monitorar a saúde a bordo. Já a Prefeitura de Santos, que colaborou na investigação, destacou que os tripulantes infectados estão com quadro clínico estável e sendo acompanhados pela equipe médica do navio.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), as noroviroses são doenças virais conhecidas por causar gastrenterites. A transmissão ocorre geralmente por via fecal-oral e, embora seja autolimitada, com duração média de três dias, exige atenção especial para crianças e idosos. O tratamento é baseado na hidratação, sendo que casos mais graves podem demandar hidratação endovenosa, embora hospitalizações sejam raras.

O navio MSC Grandiosa retomou sua programação normal após o surto. As autoridades seguem monitorando a situação e aguardam os resultados laboratoriais para conclusões mais detalhadas sobre o caso.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS