A nova rota entre Bogotá, na Colômbia, e Brasília entrou em operação nesta terça-feira (4), marcando um avanço estratégico para o turismo e os negócios no Brasil. O voo, resultado de uma parceria entre a Embratur e a Gol Linhas Aéreas, oferece três frequências semanais — às terças, quintas e sábados — conectando as capitais federais de forma mais ágil e eficiente.

Operado pela Gol em colaboração com a Avianca, o novo trecho não apenas facilita o acesso ao Distrito Federal, mas também permite que turistas internacionais façam um stopover de até dois dias para explorar Brasília antes de seguirem viagem para outros destinos no Brasil. A primeira aeronave da nova rota foi recebida com uma solenidade no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck, que contou com autoridades do turismo e representantes da aviação.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da nova conexão para o fortalecimento da malha aérea internacional do Brasil. “A rota Bogotá-Brasília está alinhada com os objetivos estratégicos da Embratur em fortalecer a conexão aérea e aumentar o fluxo de turistas estrangeiros ao Brasil”, afirmou. Ele também destacou o potencial do mercado colombiano, especialmente no segmento de turismo de negócios.

Freixo adiantou que a Embratur participará da Vitrine Turística da Anato, em Bogotá, no final de fevereiro. “Esse voo é muito importante, porque conecta a América do Sul. Esse ano, a Embratur está voltando para uma feira importante da Colômbia, a Vitrine Turística da Anato, e estaremos em Bogotá no final de fevereiro, como principal destino, e é mais uma conexão do Brasil para o mundo”, disse.

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, celebrou o crescimento das conexões internacionais da capital. “Brasília, que no início tinha apenas três voos internacionais, já chega a dez específicos para Bogotá. Nós avançamos muito nos países da América do Sul, e hoje, para nós, é uma vitória muito grande. Só agradeço à Embratur e ao Freixo, por todo esse apoio e parceria com o governo federal”, destacou.

O embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, também participou da cerimônia e ressaltou o impacto positivo da nova rota. “Este voo vai ser uma maneira de fortalecer a integração dos nossos países. E eu acho que os colombianos ganham uma oportunidade nova de turismo e de investimentos em Brasília e cidades perto do Brasil. E também os brasileiros que moram em Brasília e que moram em Goiás têm uma oportunidade de fazer turismo e investimentos na Colômbia”, declarou.

A viabilização da nova conexão envolveu uma série de ações conjuntas entre a Embratur e a Gol desde fevereiro de 2024, incluindo webinars com agentes de viagem colombianos, participação em feiras de turismo e campanhas de promoção da rota.

Segundo o Observatório Nacional do Turismo, a Colômbia é o sexto maior emissor de turistas para o Brasil entre os países da América do Sul. Em 2024, o Brasil recebeu 129.216 visitantes colombianos, um crescimento de 9,4% em relação ao ano anterior. O número continua em ascensão, com um aumento de 11,8% no comparativo entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025.