A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) lançou a Pesquisa Anual de Viagens Corporativas (PAVC) de 2024, que apresenta uma visão geral do setor. O levantamento foi realizado com base nas respostas de gestores associados, cujas empresas têm escritório principal em nove estados do país e no Distrito Federal. Profissionais das Comunidades Setoriais do Nordeste, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sul e Minas Gerais participaram da pesquisa.
Os dados levantados revelam um panorama detalhado do setor. Entre os segmentos de atuação das empresas respondentes, a Indústria lidera com 40%, seguida por Serviços (33%) e Comércio (4%). O estudo também identificou os principais ramos de atividade, com destaque para os setores Financeiro e de Óleo & Gás, com 13% cada. Outros segmentos relevantes incluem o Alimentício (9%), Educação, Agronegócio e Tecnologia, cada um com 7%, seguidos por Construção e Hospitalar (5% cada), além dos setores Automotivo e Farmacêutico, com 4% cada um.
A distribuição geográfica das empresas mostra que São Paulo concentra a maior parte das sedes (25%), seguido pelo Rio Grande do Sul (20%) e Rio de Janeiro e Ceará, com 13% cada.
A pesquisa também analisou a estrutura das empresas. Entre as respondentes, 35% possuem entre 1.001 e 5.000 funcionários. Quanto à organização das viagens corporativas, a maioria está subordinada às áreas de Compras/Suprimentos (22%) e Financeiro (18%), seguidas por uma área própria de viagens (16%). Além disso, 67% das viagens são realizadas pelas áreas Comercial e de Operações.
Volume de gastos
No estudo coordenado pela Alagev, 27% dos gestores indicaram que suas empresas investiram em 2024 mais de R$ 20 milhões em viagens corporativas. No segmento de voos nacionais, 22% afirmaram ter gasto entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões. Em relação à hospedagem no Brasil, os números variam: 22% investiram entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, enquanto outros 22% ultrapassaram gastos na ordem de R$ 10 milhões. Outros 18% indicaram gastos entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões com hospedagem nacional.
No cenário internacional, 44% das empresas investiram menos de R$ 500 mil em viagens ao exterior. No quesito hospedagem internacional, 35% gastaram menos de R$ 200 mil e 33% investiram entre R$ 200 mil e R$ 500 mil. Em relação às perspectivas futuras, 74% dos respondentes projetam um aumento no volume total de viagens entre 10% e 20% para este ano.
Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev, destacou a relevância da pesquisa para o setor. “A cada edição, a Pesquisa Anual de Viagens Corporativas nos permite compreender melhor os desafios e tendências do mercado, fornecendo informações estratégicas para as empresas, profissionais do setor e o mercado como um todo. Os dados coletados ajudam a traçar novas metas, aprimorar processos e impulsionar o desenvolvimento da indústria de viagens corporativas. Com esses insights, conseguimos trabalhar de forma mais precisa e eficiente para atender às demandas do mercado e fortalecer a atuação dos gestores e fornecedores da área”, afirma.
Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV Alagev), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev). Vale dizer que a empresa prorrogou inscrições para 3º prêmio “Você Inspira no Lacte”.
Agenda