A Azul anunciou que, pela primeira vez, Belo Horizonte terá voos diretos para Bariloche, na Argentina, durante a temporada de inverno. A nova rota, que será operada entre 25 de junho e 20 de agosto de 2025, é fruto de uma parceria entre a companhia aérea, o Aeroporto Internacional de Confins e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas.

A iniciativa busca ampliar a conectividade internacional do estado e oferecer mais comodidade aos viajantes mineiros que desejam conhecer um dos destinos de neve mais procurados pelos brasileiros. Os voos serão operados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 168 passageiros, e terão frequência às quartas-feiras e domingos. Ao todo, serão disponibilizados 34 voos entre as duas cidades, totalizando 5,7 mil assentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destacou que a novidade fortalece a posição do estado como um polo estratégico para o turismo e negócios. “Com o avanço da economia argentina sob a gestão do presidente Javier Milei, essa rota fortalece Minas Gerais como um hub estratégico para o turismo de negócios e abre perspectivas para novas oportunidades de comércio e investimentos. Minas está cada vez mais conectada ao mundo, reforçando sua vocação como um estado que recebe bem e gera oportunidades para quem quer crescer”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ressaltou a importância da ampliação da malha aérea para o desenvolvimento econômico mineiro. “A conectividade aérea é fundamental para o desenvolvimento do turismo e da economia de Minas Gerais. Esse novo voo reforça nosso estado como um hub aéreo estratégico e amplia as possibilidades de intercâmbio turístico e cultural. Bariloche é um destino icônico no inverno, e agora os mineiros terão mais facilidade para explorá-lo. Ao mesmo tempo, a nova conexão também fortalece a visibilidade de Minas no cenário internacional.”

Bariloche é um dos destinos de inverno mais desejados pelos brasileiros, oferecendo paisagens deslumbrantes dos lagos andinos, além de opções de esqui, snowboard e outras atividades na neve. A nova rota deve impulsionar ainda mais a busca pelo destino, especialmente entre os turistas que buscam comodidade e viagens sem escalas.

Ronaldo Barquette, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, celebrou o lançamento da rota e reforçou o compromisso do estado em atrair novos voos. “Trata-se de mais um movimento marcante para o setor aéreo de passageiros em Minas e no Brasil. Estamos falando de uma rota inédita entre o estado e Bariloche, proporcionando maior conectividade e praticidade para os mineiros. Demonstra claramente o resultado positivo de duas importantes frentes, a política pública do Governo de Minas voltada à atração de novos voos e a confiança da empresa Azul e da BH Airport, considerando a grande demanda de passageiros para essa nova rota.”

A Azul aposta na demanda crescente por voos internacionais a partir de Belo Horizonte e reforça que a conectividade do Aeroporto de Confins permitirá facilitar viagens para passageiros de outras regiões. “Por conta da procura, este ano, teremos estes voos diretos, o que vai oferecer ainda mais comodidade para os mineiros, principalmente, devido a conectividade que temos a partir do aeroporto com regiões do interior de Minas, além de facilitar também a conexão para quem vem do Centro-Oeste e Norte do país”, analisou Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.

Os voos para Bariloche partirão de Belo Horizonte às 9h35, chegando ao destino argentino às 14h50. No sentido inverso, as decolagens de Bariloche ocorrerão às 15h50, com chegada a Confins às 20h15.