O turismo do Condado de Hillsborough, na Flórida, atingiu novos patamares no ano de 2024, com uma receita hoteleira de impressionantes US$ 1,16 trilhão. Com os mais de 60 mil empregos no setor hoteleiro de Tampa Bay, este novo valor representa um aumento de US$ 80 milhões (ou seja, 7,4%) em relação ao valor atingido em 2023. Vale dizer que o destino estima alta de 52% de brasileiros até 2027.

Este é o terceiro ano consecutivo do alcance de uma receita em bilhões de dólares na história do Condado de Hillsborough e o quarto ano consecutivo de recorde de visitantes. Os principais valores das receitas anteriores foram de US$ 758 milhões (em 2021), US$ 1,03 trilhão (em 2022) e US$ 1,08 trilhão (em 2023).

“Conforme fomos passando o período da pandemia, obtivemos níveis incomparáveis de receita hoteleira, estabelecendo novos padrões a cada ano no Condado de Hillsborough, com mais de US$ 400 milhões em crescimento de receita desde 2021”, disse Santiago C. Corrada, presidente e CEO do Visit Tampa Bay. “Esse aumento foi gerado pelo número crescente de viajantes a lazer e a negócios que escolhem Tampa Bay como seu destino preferido todos os meses.”

O excepcional ano de 2024 para o turismo de Tampa Bay foi impulsionado por novos picos nos níveis de receita mensal ao longo de sete meses, incluindo quatro meses consecutivos de alta ao fechar o ano. 2024 se encerrou com o melhor registo de dezembro alcançando os US$ 108,2 milhões em receitas tributáveis de hotéis neste mês e de US$ 6,5 milhões em arrecadações de taxas de Desenvolvimento do Turismo da região. Em dezembro de 2024 ocorreu pela primeira vez que o Condado de Hillsborough excedesse o pico de receita de US$ 100 milhões para o mês, um aumento de 25,7% em relação à marca máxima anterior, atingida em 2022.

O número de visitantes hospedados em hotéis em dezembro também atingiu picos até então inexplorados, com uma taxa de ocupação de 78,4%, crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2023. Números robustos de hóspedes nos hotéis de Tampa Bay combinados com uma tarifa média diária por quarto (ADR) de US$ 171,27 e receita por quarto disponível (RevPAR) de US$ 134,21 mantiveram a tendência positiva de recordes mensais consecutivos.

O desempenho da indústria e a consistência no trabalho de desenvolvimento do turismo em Tampa são pontos que Corrada atribui à resiliência e adaptabilidade do setor hoteleiro, bem como à visibilidade gerada pelos esforços contínuos de marketing do Visit Tampa Bay.

“Não existe um grupo de pessoas mais inovador, dinâmico e resiliente do que a equipe da indústria hoteleira de Tampa Bay”, disse Corrada. “Nossos colegas do setor no Condado, nossas cidades e nossos mais de 900 parceiros transformaram os desafios de 2024 em oportunidades, permitindo que nossa indústria prosperasse, e não apenas sobrevivesse”, acrescenta.

“O investimento de US$ 1,6 milhão do Visit Tampa Bay na campanha de marketing integrada “Tampa Bay está pronta”, da primavera passada, lembrou aos principais mercados nacionais e internacionais que Tampa Bay estava pronta para os visitantes”, complementa Corrada. “Continuamos esse investimento com mais US$ 2,7 milhões deste inverno até a primavera (do Hemisfério Norte), e estamos confiantes de que esses esforços manterão Tampa Bay como um destino desejado para viajantes em potencial”, conclui o executivo.