A segurança pública foi o tema central da reunião promovida pelo HotéisRIO na última terça-feira (11), no Windsor Marapendi Hotel, reunindo diretores e gerentes gerais de hotéis cinco estrelas do Rio de Janeiro. Com o aumento do fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros na cidade, o encontro debateu estratégias preventivas para garantir a segurança dos visitantes e preservar a imagem do destino.
Uma das propostas discutidas foi a capacitação e o armamento da Guarda Municipal para atuar nas principais regiões turísticas, permitindo que outras forças de segurança concentrem esforços em áreas que demandam maior atenção. “Acreditamos que, desta forma, será possível manter os visitantes seguros e contribuir para o combate à criminalidade em outras áreas da cidade que acabam impactando o cotidiano dos demais setores produtivos, assim como a imagem do Rio”, afirmou Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.
Eduardo Paes, promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro, que atua na Barra da Tijuca e na Zona Sul, destacou medidas que estão sendo analisadas para reforçar a segurança pública na região. “Estamos avaliando a ideia de trazer um BPTur para a Barra. Até o fim do mês está prevista uma grande reunião com todos os atores da segurança pública. Um dos projetos vai monitorar entradas e saídas na Barra, contribuindo para um cinturão de controle, com reconhecimento facial e das placas dos carros”, disse.
Lopes ressaltou a importância de manter a ordem pública, principalmente diante do crescimento da programação cultural na cidade, como o show de Shakira, que impulsionou a ocupação hoteleira. “O Ministério Público exerce esse papel alinhando demandas de segurança, pensando nas melhores estratégias e estruturas.”
A reunião também contou com a presença do cônsul-geral adjunto da República Popular da China, Wang Haitao, que destacou o interesse chinês em estreitar laços com o Brasil e fortalecer a cooperação em diversas áreas. “O Brasil é o maior país em desenvolvimento nessa região e está ao nosso lado no Brics. Além disso, vocês têm um país com muitas atrações interessantes, paisagens muito especiais.”
Agenda