O Latam Airlines Group foi incluído no Sustainability Yearbook 2025, relatório da S&P Global que avalia o desempenho de empresas em sustentabilidade com base em critérios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). A companhia está entre as seis do setor de aviação que conseguiram figurar na lista.

Para ser incluída no anuário, uma empresa precisa estar entre as 15% melhores avaliadas de seu setor. Na edição deste ano, foram analisadas mais de 7.690 companhias, das quais 780 foram selecionadas.

O reconhecimento reforça o avanço da Latam em sua estratégia de sustentabilidade. Recentemente, a companhia foi apontada pela S&P Global como o grupo aéreo mais sustentável das Américas e o quinto mais sustentável do mundo, segundo a Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Assessment).

Metas e avanços da Latam

A Latam baseia sua atuação em três pilares estratégicos: mudança climática, economia circular e valor compartilhado. Entre as metas assumidas, está a neutralização total das emissões líquidas de carbono até 2050, além da eliminação de plásticos descartáveis e a redução a zero do envio de resíduos para aterros sanitários.

No campo ambiental, o grupo já compensou mais de 1,9 milhão de toneladas de CO₂ desde 2020 e colaborou para a conservação de 300 mil hectares de savanas alagadas na Colômbia, ecossistema essencial para a absorção de carbono. No mesmo período, a empresa eliminou 97% dos plásticos de uso único em suas operações, reduzindo o descarte em mais de 1.700 toneladas.

A companhia também mantém iniciativas de impacto social, como o programa Avião Solidário, que oferece transporte gratuito de passageiros e cargas para ações humanitárias e emergenciais.