O WhatsApp se tornou um dos principais canais de comunicação para empresas no Brasil, com 95% das companhias utilizando a ferramenta, segundo um estudo da Yalo. No setor de turismo, a versão Business e a API Oficial do aplicativo têm se destacado por proporcionar uma interação mais eficiente entre marcas e clientes, otimizando processos e aprimorando a experiência do consumidor.

Enquanto o WhatsApp Business oferece recursos básicos de atendimento, a API Oficial amplia possibilidades ao permitir automação avançada, suporte integrado e até pagamentos diretos na plataforma. “Existem tecnologias como os chatbots que integram canais como site e redes sociais — Facebook Messenger e Instagram Direct — ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido, por exemplo. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, cerca de 164 mil chatbots estão em operação no país, muitos deles utilizando inteligência artificial para interações mais naturais, resolução de dúvidas e até finalização de vendas. Além disso, sistemas avançados permitem a integração com plataformas de CRM e e-commerce, automatizando tarefas como atualizações de boletos e confirmações de pedidos.

A possibilidade de realizar pagamentos diretamente pelo WhatsApp também tem se expandido. Soluções como o Poli Pay, da Poli Digital, permitem que clientes façam transações durante o atendimento, eliminando barreiras e aumentando a conversão. “O objetivo é proporcionar uma experiência de compra fluida, eliminando barreiras e ampliando as chances de conversão”, destaca Alberto. Segundo dados da empresa, a conversão usando a ferramenta pode ser até três vezes maior que no e-commerce tradicional.

Para empresas que desejam adotar essas tecnologias, a segurança é um ponto fundamental. Soluções oficiais homologadas pelo Grupo Meta garantem proteção de dados e evitam riscos de suspensão da conta. “Com o avanço da API Oficial do WhatsApp como plataforma central para vendas, atendimento e marketing, as marcas que aderirem a essas tendências estarão alinhadas às práticas globais de comunicação e inovação em 2025”, finaliza Alberto Filho.